O OVO (EYIN) E SUA IMPORTÂNCIA DENTRO DO CULTO
importância
e utilidade dentro da nossa Liturgia, Preceitos e Fundamentos.
O ovo é o
principal e maior símbolo da fertilidade, utilizado amplamente nos rituais de
INICIAÇÃO, EBORÍ, EBO para reativar a energia positiva como também retirar as
energias negativas.
Existem
vários ITAN dos Tratados de IFÁ relatando a grande importância do EYIN.
Um deles
conta que OLÓDÙMARÈ estava para dar origem ao universo, tinha num pote de barro
“4 ovos”.
Com o 1º
ovo, deu origem a ÒÒSÀÀLÁ, ÒRÌSÀNLÁ ou OBÀTÁLÁ, surgindo na explosão da luz,
sem forma, assim ÒÒSÀÀLÁ surgiu no mundo.
Com o 2º
ovo, deu origem a ÒGÚN, a forma.
Com o 3º,
deu origem a OBALÚWÀIYÉ, a estrutura.
O 4º ovo
acidentalmente cai de suas mãos, estourando-se no chão e revelando sua riqueza.
Originou-se
assim, a primeira Mãe ancestral chamada ÌYÁMI-ÒSÒRÓNGÁ, expondo o segredo de
sua riqueza para o grande PAI, ou seja, mostrando seu poder de fertilidade
sobrenatural, exposto a olho nu, diante do Deus Supremo, nascendo assim a fonte
mantenedora da vida.
O Ovo possui
três diferentes cores, associado às cores principais e primordiais do universo:
- o ovo de
casca azul, representando a cor preta DÚDÚ relacionada com a escuridão (a falta
de luz nas profundezas da terra e dos mares).
- O ovo de
casca branca, relacionada a explosão da luz.
- O ovo de
casca vermelha, relacionada ao ÀSE = fogo mantenedor da fertilidade totalmente
relacionado ao poder astral.
Seu conteúdo
possui diversas características e a maioria das vezes, é branco, frágil e oval;
dele nasce um novo ser associado à idéia de que o universo surgiu
primordialmente dele próprio, na forma de um protótipo do mundo, como um filho
de asas negras = ÌYÁMI-ÒSÒRÓNGÁ,
que foi
cortejada pelo FUN FUN (branco) = ÒÒSÀÀLÁ, ÒRÌSÀNLÁ ou OBÀTÁLÁ.
O ovo é uma
célula reprodutora feminina dos animais, chamada macro-gameta ou seja,
rudimento de um novo ser organizado e primeiro produto do encontro dos dois
sexos, pelos quais desenvolve a possibilidade de existência do feto.
Origem e
princípio, uma imagem viva do grande mundo (O Universo), em oposição ao
microcosmo (o homem).
O Ovo é
resultante da composição e fecundação de óvulos, possuindo 4 partes:
A 1ª parte é
a casca, que representa o útero (invólucro mítico).
A 2ª parte é
a membrana interna, que representa a bolsa, placenta uterina (parede
defensora).
A 3ª parte é
a clara, matéria viscosa e esbranquiçada, do grupo das proteínas que representa
o útero.
A 4ª parte é
a gema amarela, parte intima central e globular, suscetível de reproduzir, a
qual representa o feto, um novo ser esta sendo gerado, preparado para nascer e
atuar no que for necessário.
O mito do
ovo está presente em todas as culturas antigas, entre elas a Africana, Fenícia,
Chinesa, Eslava, Polinésia, Hindu, Hebraica e demais.
A força
germinal contida no ovo, esta associada à energia vital com grande
desenvolvimento através de ÈSÙ, motivo pelo qual, tanto o ovo, quanto ÈSÙ
desempenham uma função importantíssima no CULTO aos ÒRÌSÁ, principalmente no
culto de ÌYÁMI-ÒSÒRÓNGÁ, ÒSUN, YEWÀ, OYA, OBALÚWÀIYÉ.
Confirmando
uma total conexão com a fertilidade, magias para o amor, purificando e
quebrando forças maléficas.
A gema,
sangue germinal unida à clara vamos ter nutrientes e hidratação, transformados
num único ser vivo individual no interior do ovo; plagiando o mesmo processo no
interior do útero, que indiscutivelmente é o mesmo processo que acontece nos
nossos rituais, a mesma idéia de união do casal universal OBÀTÁLÁ e YEMOWO.
Mas no contexto
do ovo acontece mais rapidamente, não existindo nenhum tipo de vínculo
biológico entre a mãe e o filho, ou seja, não existe cordão umbilical.
Isto explica
o poder contido no ovo por si só, o qual foi um elemento criado diretamente
pelo todo poderoso OLÓDÙMARÈ, que colocou primeiramente o Ovo no mundo, logo
depois surgindo dele a vida, ou seja, a ave.
Por isso, o
ovo é um elemento originado diretamente pelo Criador, o símbolo mais importante
que representa o poder de ÌYÁMI-ÒSÒRÓNGÁ, Mãe Ancestral, que necessita
intrinsecamente do poder masculino de ÒÒSÀÀLÁ, ÒRÌSÀNLÁ ou OBÀTÁLÁ, o qual faz
do ovo um elemento de muito ÀSE (poder realizador).
O ovo é
utilizado amplamente em vários rituais dos nossos preceitos, que depois de
encantados com os OFÒ, ORÍKÌ ou GBÀDÚRÁ; tem a finalidade de neutralizar o mal,
as energias negativas e purificar o ORÍ dos OMO ÒRÌSÀ KON.
Sendo um
elemento de manipulação, atua como agente de purificação nos EBO entes da
INICIAÇÃO dos OMO ÒRÌSÀ KON; melhora assim o ORÍ que ira receber as oferendas
do EBORÍ; para que o nosso ÒRÌSÀ ORÍ que é a central de ligação entre o nosso
corpo com o nosso ÒRÌSÀ ÈLÉÈDÁ esteja em perfeita harmonia; é o caminho para
podermos superar os obstáculos em nossa vida, para que esta possa estar em
harmonia e energeticamente positiva.
O ovo também
é utilizado com a finalidade de se obter fertilidade, atrair dinheiro,
produtividade nos negócios e serenidade em certas situações.
O ovo cozido
é utilizado inteiro sobre os EBO ( oferendas) para os ÒRÌSÀ.
Quando
cozido e esfarinhado e misturado ao EKURU também esfarinhado, é espalhado sobre
o solo da casa dos ÒRÌSÀ, tendo a finalidade de agradar as ÁJÈ ( feiticeiras
astrais), neutralizando as energias negativas, quando é invocado neste ritual.
As ÁJÈ, sob
o domínio de ÌYÁMI-ÒSÒRÓNGÁ, ÈSÚ e OBALÚWÀIYÉ, propiciarão abundancia e
prosperidade para a Casa Templo.
O ovo cru
quando utilizado inteiro em oferendas, tem a função de tranqüilizar e acalmar.
Por isso é
comum vermos muitos ovos crus colocados nos pés de certos OJÙBÓ (assentamentos
dos ÒRÌSÀ).
A finalidade
será de atrair abundância e proteção, fazendo com que todos os ÒRÌSÀ
compreendam perfeitamente que o EBO é uma suplica, e, dependendo da força
energética e essência de cada ÒRÌSÀ, esta não só atuará no tocante a
fertilidade mais também proporcionara dinheiro, sorte, saúde e desenvolvimento
na vida.
Já quando
quebrados diretamente na cabeça, têm a função poderosa de purificar e livrar
até 80% de qualquer tipo de feitiço ou qualquer outro tipo de negatividade que
esteja sobre o Orí de uma pessoa.
Quando em um
EBO, ovos crus são atirados no chão ou quebrados em cima do corpo de uma
pessoa, que vulgarmente este ato é chamado de descarrego; terá a finalidade
fazer uma modificação nos caminhos desta, tirando as dificuldades da vida da
pessoa ou qualquer força energética negativa.
Ao ser
quebrado, ele revela sua riqueza e seu poder; pois no exato momento que é
quebrado, o ovo não terá mais a possibilidade de germinar, ou seja, nascer algo
dele, em uma substituição ou troca, que acabará com o problema que aflige a
pessoa, possibilitando o fim uma situação negativa.
Por este
motivo é que o ovo cru deve ser quebrado, principalmente no ORÍ dos OMO ÒRÌSÀ
KON, em uma preparação do ORÍ, que logo depois irá receber os outros elementos
que fazem parte para a veiculação e transmissão do poder do Àse.
Começando
primeiramente pelo ÈJÈ DÚDÚ o ÀGBO, em seguida o ÈJÈ PUPA das aves ou
quadrúpedes, e, finalmente o ÈJÈ FUNFUN do ÌGBÍN, colocado por cima de tudo;
purificando e possibilitando a existência e a veiculação e transmissão do ÀSE.
Com a união
dos três sangues primordiais, após ter sido purificada com o ovo cru,
possibilita assim a pessoa a obter sorte, dinheiro, felicidade, prosperidade,
saúde, tranqüilidade e paz.
Quando um
ovo é quebrado em qualquer ritual, o nome das ÌYÁMI-ÒSÒRÓNGÁ é respeitosamente
citado e reverenciado, porque, qualquer que seja o ovo, este lhe pertencerá,
como relata vários ITAN dos Tratados de IFÁ - Corpo Literário de IFÁ
Quebrar um
ovo na rua atirando ao chão pela manhã, por três ou sete dias consecutivos,
chamando por ELÉGÁRA e ÌYÁMI-ÒSÒRÓNGÁ, e espargindo dendê por cima do ovo, é um
simples e poderoso ritual do Culto a ÌYÁMI-ÒSÒRÓNGÁ; com a finalidade de
afastar qualquer tipo de dificuldade ou prejuízo, acalmando qualquer energia
desfavorável no caminho de uma pessoa.
O OVO DE
PATA-PÉPÉYE
O “Ovo de
pata” é o símbolo da vida e umas das proibições de Ikú.
A utilização
do ovo de pata cru é essencial em certos rituais, tendo como finalidade quebrar
as forças da morte, das doenças e das perdas.
Quando
cozido e esfarinhado, é utilizado como agente purificador, quando é passado
pelo corpo de uma pessoa em EBO de EGÚNGÚN ou ONÍLÈ.
Com casca e
seco ao sol, transformado em pó, é utilizado no IGBÁ-Orí e assentamentos de
ÒRÌSÀ que tenham relação com Ikú.
“Ovo de pata
cru:” enfraquece a força da morte, doenças graves e perdas.
Assim, o ovo
de pata pode ser utilizado nos EBO IKÚ, tirando qualquer tipo de morte, seja
material, espiritual, financeira ou sentimental.
OVO DE
GALINHA - ABO ADIE
Ovo de
galinha cru: purifica e tranqüiliza.
Ovo de
galinha cozido: tira doenças.
Ovo de
galinha esfarinhado: neutraliza negatividade do ambiente, atrai prosperidade e
abundância.
OVO DE
CODORNA
Ovo de
codorna: Neutraliza feitiços.
OVO DE
GALINHA D’ ANGOLA- ETÙ
Ovo de D’
Angola: traz dinheiro, sorte, prosperidade, riqueza e sucesso nos negócios.
OVO DE
POMBA-EYELÉ
Ovo de
pomba: traz tranqüilidade e fertilidade.
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