REVISTA CARAS EM 2011

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segunda-feira, 29 de julho de 2013

Sou de Axé .







As definições mais elementares do acaçá, dizem que se tratade uma pasta de milho branco ralado ou moído, envolvida ainda quente, em folhade bananeiras. A definição é correta, mas extremamente superficial, já que o acaçáé de longe a comida mais importante do candomblé. Seu preparo e forma deutilização nos rituais de oferendas envolvem preceitos e bem rígidos, que nuncapodem deixar de ser observados
. Todos os Orixás, de Exú à Oxalá, recebem acaçá.Todas as cerimonias, do ebó mais simples aos ascrifícios de animais, levamacaçá. Em rituais de iniciação, de passagem, em tudo mais que ocorra em umacasa de candomblé, só acontece com a presença de acaçá. A pasta branca à basede milho branco, chama-se eco (èko), depois de envolvida na folha de bananeira,aí sim, será acaçá. O acaçá, é um corpo, símbolo de um ser. A única oferendaque restitui e redistribui o axé. O acaçá remete ao maior significado que avida pode ter: a própria vida; e por ser o grande elemento apaziguador, quearranca a morte, a doença, a pobreza e outras mazelas do seio da vida, tornou-ea comida e predileção de todos os Orixás. Nem todas as palavras do mundo sãosuficientes para decifrar o valor de um acaçá. Basta admitir que os segredosestão nas coisas mais simples para ver que muitos julgaram insignificantes, acomida mais importante do candomblé, banalizando o sagrado e privilegiando aintuição em deterimento do fundamento. Fato é que quem não faz um bom acaçá,não pode ser considerado um bom conhecedor de candomblé; pois, as regras ediretrizes da religião dos Orixás nunca foram ditadas pela intuição. Constituemgrandes fundamentos "cristalizados" ao longo de anos e anos detradição. Aos incautos vale afirmar que candomblé não é intuição, mas, fundamentosim, e fundamento se aprende. Fundamento é o segredo compartilhado, o mistériosagrado, o detalhe que faz a duferença e a prova de que ninguém pode enganar oOrixá. Aqui o grande fundamento é que o sangue dos animais jamais pode jorrarsobre os ibás sem a presença do elemento pacificador, pois, o acaçá simboliza apaz. Quando ofertado e retirado do seu invólucro verde, tornando-se a comida deOxalá que agrada a todos os orixás, a primeira oferenda que deve ser colocadadiretamente no assentamento, juntamente com o obi e a água, antes de qualquersacrifício. O acaçá deve permanecer fechado,imaculado até o momento de serentregue ao Orixá, só então é retirado da folha. É como se o sagrado tivesseque ficar oculto até a hora da oferenda, prova de que o segredo é quase sempreum elemento consagrado. E o segredo do acaçá é enrolar o ekó na folha debananeira, é o que mantem um terreiro de candomblé, de pé.

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