quinta-feira, 12 de setembro de 2013

igì òpé





Igì òpé é a árvore sagrada de Ifá, e é de seus frutos que se obtém os negros caroços que, depois de ritualisticamente consagrados, irão representar Orunmilá em seus assentamentos, além de servirem para as consultas ao oráculo de Ifá onde o próprio Orunmilá é contatado por seus sacerdotes, os babalaôs. Aos caroços assim consagrados dá-se o nome de “ikin”. Existe outras arvores mais nenhuma é tão importante quanto ele.


O dendezeiro é classificado científicamente como "Elaeis Guineensis", pertencente a familia das "palmáceas", este vegetal possui ainda duas variações que são a "communis" e a "idolatrica".

Segundo Verger, a variedade “communis” é conhecida pelos nagô pelos seguintes nomes:Opè pánkóró; ìpánkóró; Opè arùnfó; Opè érúwa; Opè alárùn; Opè eléran; Opè òrùwá, etc.



A variedade “idolátrica” é conhecida como: Opè, Opè Ifá, Opè olífà, Opè kin; Opè ikin; Opè yáaàyàla; Opè peku pe ye; Opè kannakánná e Opè téméré erékè adó.

mariwô

São colhidas sempre as folhas do alto da palmeira, (nunca pelos filhos de Ogum pois é ewó!!!) para serem desfiadas e colocadas no alto das portas e janelas, recebendo então o nome de màrìwò.

Representam a marca do pacto que Ogum faz com as casas de candomblé que ficam sob sua proteção, conforme é citado no Odu Okaran.

Das nervuras do dendezeiro são feitos o xaxará de Omulu e o ibiri de Nanã, atadas com tiras de couro, e utilizadas nas danças rituais, além de serem utilizadas na pintura de Iyawo.

Os coquinhos sem a polpa externa, quando utilizados na prática do jogo de Ifá, são denominados de ikin, Em número de 16, devem possuir 4 pequenos orifícios, representando os olhos de Ifá. Enquanto dois dormem, os outros permanecem em constante vigília.

Ogum é comumente vestido com franjas de mariwô desfiado.
Os orisás que podem se vestir de mariwô com a maioridade hierárquica: Yiá Opará, Yemonjá Ogunté, Oyá (dependendo da qualidade ou caminho) e Ossain.
Os mariwô são comumente usados como barramento de forças negativas, os ajés, fortalecendo e protegendo as as casas de santo sendo colocadas acima dos portais de entrada e locais consagrados dentro e fora dos ilê –asés.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial