REVISTA CARAS EM 2011

Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Itan de Oxumaré e Bessém – a dupla face de um orixá


Oxumaré e Bessém são a mesma face de um único orixá masculino cultuado na Umbanda, que tem forte ligação com a riqueza e prosperidade, além da clarividência.
Oxumaré é o orixá do movimento, da ação, da eterna transformação, do contínuo oscilar entre um caminho e outro que norteia a vida humana.
Lenda (itan) de Oxumaré e Bessém

Oxumaré, segundo um itan ou uma lenda; por seis meses vive como uma linda mulher, a belaBessém, e nos outros seis meses se transforma em uma cobra.

Segundo esta lenda, Nanã Buruquê queria muito ter um filho com o poderoso Oxalá e teveObaluaiê, que foi rejeitado e abandonado.

Depois do abandono de Obaluaiê, Oxalá permitiu a Nanã ter outro filho, que seria belo e saudável porém não ficaria jamais ao lado ela.

Nanã teve seu segundo filho, Oxumaré, e não o rejeitou, mas passou a correr o mundo atrás dele, que jamais ficaria junto a sua mãe pela revolta que tinha em transformar-se continuamente.

Nos seis meses em que vivia sobre a terra como Bessém, a bela moça namorava e era feliz, porém, passados os seis meses, quando se transformava em cobra novamente, namorado nenhum ficava perto dela e fugiam de sua companhia, por este motivo Nanã foi odiada e rejeitada por Oxumaré.
Oxumaré e Bessém atuando sobre o amor e negócios

Oxumaré é a renovação continua em todos os aspectos e em todos os sentidos da vida de um ser, inclusive do amor em nossas vidas.

Assim sendo, onde o amor cedeu lugar à paixão, ou foi substituído pelo ciúme, então cessa a irradiação de Oxum e inicia-se a de Oxumaré, que dilui tanto a paixão quanto o ciúme, transformando-os.

Oxumaré e Bessém diluem o já estabelecido na mente e coração de um ser e o conduzem, emocionalmente, a outro ciclo, auxiliando na evolução para um novo caminho, sempre renovado.

Dia 24 de Agosto, Dia de São Bartolomeu, santo católico ligado pelo sincretismo a Oxumaré, homenageamos este grande orixá que trás revitalização e mudanças positivas aos filhos do axé.

Aqueles que precisam de realizar bons negócios, vender ou comprar imóveis, solucionar problemas com empresas, fechar contratos importantes, comprar ou vender bens diversos, devem recorrer ao auxílio de nosso pai Oxumarê .

Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis