sexta-feira, 26 de abril de 2019

CANDOMBLÉ NÃO É SÓ NO SALÃO DO BARRACÃO!.


Candomblé mesmo é cozinha de santo.

candomblé é o meio do mato arrancando folha pro abô

Candomblé é desfiar mariwo pra feijoada de Ogun
Candomblé é panela de pressão xiando com canjica de oxalá
Candomblé é a água da cachoeira gelada no dia do ato final

Candomblé vai muito além de por uma baiana, com várias telas engondadas, fio pesado no pescoço, e uma orelha de pano enorme no ori

Meu candomblé, é o meu bico de sono
Sola do pé arranhada
Mão verde de folha
Panela pra ariar
acaçá nos cantos da porta encima da canjica
Roupa lavada com anil no varal

Meu candomblé, é mandando criança andar direito que roça não é local de correr

MEU CANDOMBLÉ TERMINA QUAL EU OUÇO QUE TA TUDO PRONTO PRA COMEÇAR RECEBER

É acarajé,
é o cheiro do dendê que se espalha pela casa,
é o barulho da pipoca estourando na panela.

Candomblé mesmo é a Yabassê com seus fuxicos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"Entre agora não,
aqui você não pode ver o que é."
Vixe... ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se me perguntarem o que é Candomblé, digo que é o quiabo sendo cortado por horas na esteira.

É o amalá de Xangô,
é o axoxó de Oxóssi,
é o omolokum de Oxum
e o doburu de Obaluaê.

É queimar a mão tentando enrolar acaçá,
e ouvir que aberto desse jeito não dá, né?! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"Tem que ser mais fechadinho, minha filha
esse vai pra mesa de borí." ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Porque Candomblé mesmo, é cozinha de santo.

Onde tudo começa,
e tudo termina

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial