quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Maria Quitéria

A imagem pode conter: 1 pessoa



Ninguém conhece Quitéria, pois quem vê cara não vê coração.
Quitéria é a mais velha de todas as Entidades que nomeamos "Pombo gira".
Me lembro que eu sempre fui muito amigo de Maria Padilha, e em uma festa se formou uma roda de gente em volta de Maria Quitéria. Quitéria levantou seu braço e acenou para que eu fosse encher sua taça com mais Martin. Foi quando Padilha e Dama da Noite me disseram: "Cuidado com essa Mulher, ela tem chifre e ela tem Rabo, e com ela o buraco é mais em baixo".
Eu dei risada e não levei a serio. Antes que eu acabasse de encher a taça, ouvi Quitéria falar com uma cliente a seguinte frase: "Pode deixar, em algumas luas o seu homem vai estar morto". E o boato se espalhou, pois na semana seguinte o tal homem caiu de uma escada rolante e bateu a cabeça, faleceu.
O mais perigoso em Quitéria é a maneira como ela se comporta, como se ela fosse uma tola, ou uma fraca. Mas isso é uma armadilha, por que quando menos se espera ela mostra as suas garras. Eu perguntei uma vez para Quitéria quando eu iria receber a minha Pombo gira, ela me respondeu que "Sete Saias não tinha como entrar em uma casa Suja".
Bom, Maria Quitéria é bem direta.
Aprontou comigo, me causou um grande problema.
Uma multidão se formava sempre que ela vinha, e era notória a indiferença dela para com as outras entidades. Maria Quitéria resolvia qualquer problema, ela fazia de um tudo. Mas no geral ela preferia aceitar os trabalhos mais pesados, os mais... cruéis.
Respeito muito ela, e não brinco nem desafio ela jamais. Ela é realmente uma caixinha de surpresas.
Uma vez disseram para ela que ela seria doutriná da a ser mais "amável". Ela sorriu e disse que sim, que aceitava ser doutrinada. Era mentira, nunca ninguém conseguiu mudar ela, até hoje ainda é uma mulher Terrível.
Sempre que a encontro eu canto:
"Maria Quitéria disse que eu sou
Pequenininho, Olha lá que ela é Exu dona de Sete Caminho"
Eu nasci em uma família Evangélica, e havia pouco tempo que eu estava dentro das religiões de Matriz Afro, e então eu questionei Quitéria sobre a existência do Demônio. Ela me respondeu: "O demônio esta lá no inferno, já eu estou bem aqui. De quem é que você deve sentir medo?"
Nossa... Não me esqueço dela, da voz dela. Poderosíssima!
Andava balançando os quadris levemente fazendo a saia se mover como um sino, tinha aneis grandes e um olhar profundo.
"Ela não morreu, ela nunca morrerá, pois nunca morre quem gosta de matar"
Salve Quitéria, a primeira.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial