FOLHA DE SANTA LUZIA OJÚ ORÓ
Folha de axé, comumente empregada em vários ritos.
É muito empregada nas obrigações de cargo e de 7 anos ( Oyês ) devido à utilidade para consagração de ojú ( para que os olhos do sacerdote fiquem firmes, tenham clareza de visão espiritual )
E também para que enxergue tudo em sua vida espiritual, e principalmente através do jogo de búzios.
O tão famoso ato chamado de " lavar as vistas"
Ewê consagrada à Orixá Oxum, assim se referimos a ela no ritual de
N korín Ewê ( sassanha cantar as folhas )
Este cântico define bem esta mágica e poderosa folha:
Ojú orô ní o lekê omí
Osíbatá ni lékè odó
Fila ní lékè orí
Ti Obá ní lekè orí
Tradução :
Ojú orô está sobre a superfície da água
Osibatá está sobre o rio
O chapéu está sobre a cabeça
O rei sempre estará acima do Ori de todos
Neste cantiga nota-se que esta é uma folha indispensável para o ritual de quem vai receber seus direitos de Babalorixá, ou de Iyalorixá.
Lembrando que não é só por que um iniciado está tomando seus 7 anos (odu ejê) que " automaticamente" este se tornará um Babalorixá ou uma Iyalorixá... Há ainda uma série de fatores a serem considerados.... mas obrigatóriamente quem vai tomar este posto deve ter suas vistas lavadas e consagradas com a ajuda desta folha e algumas outras... mas esta é fundamental, senão até a principal...
- Ojú orô é a folha que nos mantém no alto, é a folha que nos mantém longe e acima de todo o mal.
OJÚ ORÓ NI Ó N’LÉKÈ OMI, TÈMI Ó L’Á LÉ
Tradução: Ojú orô flutua na água, assim eu também ficarei por cima
Ojú orô é conhecida popularmente por Erva de Santa Luzia, é uma planta aquática, encontrada em rios ou lagoas.
Percebemos que nesse ofó (invocação) evoca-se o poder dessa planta de conseguir manter-se sempre por cima da água!
Em território Yorubá, na preparação dos trabalhos ligados à obtenção de todo tipo de sorte, ou para afastar algum mal, esses vegetais são pilados e misturados ao sabão africano Osé Dudu (sabão da costa) com o qual toma-se banho, ou então são torrados, até a obtenção de um pó, que poderá ser misturado à comida, a bebidas destiladas, ou até mesmo esfregado em incisões feitas no corpo, particularmente nos ombros e nas mãos.
Essas práticas quase não sobreviveram aqui no Brasil, por ocasião da reestruturação do culto aos Òrìsà, no entanto há uma prática viva entre nós: o Orô Asá Ossãe ou Sassanha, como é mais conhecido, um ritual realizado nas casas de raízes Yorubá, que significa basicamente: Ritual de proteção de Ossãe. Utilizamos o recurso dos “cânticos da folhas” para determinar que as oferendas sejam cobertas de realizações, uma vez que esses cânticos possuem “verbos atuantes” que facilitam a comunicação entre o povo e os Ancestrais Divinizados.
No caso de uma Iniciação para Orixá ou “Feitura de Santo”, este ritual é realizado para preparar a “esteira”, onde ficará deitado o iniciado e o “banho” para lavar todos os seus objetos rituais, bem como para os seus banhos matinais diários.
QUE OSSANYN NOS ABENÇOE
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