sábado, 30 de julho de 2022

GADJO é o termo que os ciganos usam, para os "Não-Ciganos"


O gadjo procurou um cigano e perguntou a ele:
"És mesmo sábio, como dizem, cigano?"
O Cigano respondeu:
" Não sei... me digas o que queres e responderei com prazer."
O gadjo disse:
" Uma pessoa me caluniou, difamou, ofendeu a mim e a minha família, sendo que nada fiz pra merecer isso, só ajudei o que pude a essa pessoa e agora sinto o peso da ingratidão... quero me vingar! E preciso saber de você, cigano, o que posso fazer para vingar-me? "
...O cigano respondeu:
Pode sim, e deve buscar justiça!
O gadjo perguntou:
"Mas como?"
O cigano lhe deu um saco de carvão de 20 kl e disse:
"Existe um ritual que você desenha a pessoa na parede, de forma simbólica, escreve o nome dela dentro do desenho e todas as vezes que sentir raiva dessa pessoa, jogue um carvão que tem nesse saco, em direção ao desenho da parede, certo?"
No outro dia o gadjo assim o fez... e à noite foi reclamar com o cigano, pois estava imundo de carvão!
O cigano lhe disse:
"Assim é a vingança! Para atingir alguém, você também precisa se sujar... tem que se rebaixar tanto quanto a outra pessoa, ou até mesmo inferior a ela... por isso a melhor saída, ainda é o PERDÃO!
Minha vingança, é simplesmente perdoar... não vou me sujar, a ingratidão apenas dói naqueles que fazem ao próximo por obrigação e não por amor.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial