domingo, 25 de setembro de 2022

AS IYAMINS


Um dia elas vieram do céu para a terra
Elas eram duzentas e uma
Todas elas feiticeiras
Todas elas Iyami Oxorongá.
Ninguem sabe quem são ou como se originaram
Apenas sabemos que a mais antiga
Entre elas se chama Odu
Ou Oro-Modi-Modi
E ela é quem trouxe todas para a terra.
Odu um dia caminhou pela encruzilhada
Entre os dois mundos
E Olodumare decidiu dar a ela
A todas iguais a ela
Poderes sobre muitas coisas.
Então os Orixas receberam ordem de Olodumare
Para vir para o Aye
E Orunmila viu Iyami Odu ali parada na encruzilhada
E perguntou:
— Odu, porque não vem conosco para a terra?
E ela respondeu:
— Como poderia se estou nua? Não posso ir assim. Pedi ajuda a todos os Orixas mas nenhum dele me ajudou.
Então Orunmila falou:
— Como posso eu te ajudar se está nua?
— É facil, deixa-me entrar dentro de você para me esconder em tua barriga.
Orunmila que é muito bondoso deixou
E Iyami Odu junto com as outras duzentas
Fizeram feitiço para ficarem muito pequenas
E entraram na boca de Orunmila
Indo se esconder nas entranhas.
Quando Orunmila chegou na terra
Passou a mão na barriga e disse:
— Pronto, agora podem sair.
Mas la de dentro elas gritaram:
— Não! Não vamos sair! Vamos te devorar por dentro!
As Iyami estavan comendo as vísceras de Orunmila.
Ele mesmo sendo um Orixa ficou com muito medo
Pois nem os Orixas podem contra as Iyami.
Então ele pediu ajuda a grande sabedoria dos Odu
E Odu Osa Meji lhe ordenou fazer uma grande oferenda a elas
Com coisas boas de se comer.
Orunmila assim fez e quando as Iyami sentiram
O cheiro da oferenda
Sairam pela boca de Orunmila e foram comer.
Mas elas gostaram tanto de provar as vísceras
Que até os dias de hoje as pessoas
Fazem para elas oferendas com os intestinos dos animais.
Agora as Iyamj estavam no nosso mundo.
Estavam aqui mas não tinham nada
A única coisa que possuiam eram seus pássaros
Então seguiram os pássaros
E com eles acharam morada na copa das árvores.
As Iyami escolheram sete
A arvore Pé-de-Cola onde nasce o Orobo
A arvore Araticuna-da-areia, Arere
A arvore Ose, Baobá
A sagrada Gameleira, Iroko
O Mogno, Apaoka
A árvore Okikan, Cajazeira
E a poderosa Odan, Figueira.
As Iyami até hoje moram em arvores.
Existem duzentas e uma Iyami
Divididas em tres grupos.
As Iyami funfun, que se vestem de branco
São maleáveis, não gostam de maldade.
As Iyami Pupa, que se vestem de vermelho
São ambíguas, fazem o bem e o mal.
As Iyami Dudu, que se vestem de preto
São malditas e só fazem a desgraça.
Após morar nas arvores elas olharam em volta
E viram que os Orixas tinham rios
Oxum, Yemoja, Yewa, Oba, Otin, Erinle
Todos eram donos de grandes rios.
As Iyami são muito invejosas
E foram reclamar com Olodumare:
— Porque as divindades tem rios e nós não? Por acaso somos menores que eles?
Elas reclamaram com Olodumare
E ele fez para elas um rio chamado Olontoki.
Então Oxalá foi morar ao lado deste rio
Sem saber a quem pertencia.
Orunmila viu que Oxalá tinha muitas esposas
E aconselhou que para manter o axe dentro da casa
Ele tinha que sempre ter agua fresca para
Que quando suas esposas ficassem menstruadas
Pudessem se lavar.
Exu sabia que o rio Olontoki era das Iyami
E também sabia que as esposas de Oxalá
Estavam nos dias de ficarem menstruadas
Então foi até a casa de Oxalá no momento
Em que ninguém estava
E atirou pedras nos jarros de barro
Onde a água era armazenada
Os quebrando.
Então as mulheres de Oxalá ficaram menstruadas
E ele foi pegar agua nos jarros
Mas se deparou com apenas cacos.
Sem água ele tinha de se virar
Para ajudar as suas esposas
Nisso pensou em ir no Rio perto de casa.
Ele foi mas quando mergulhou uma cabaça
Na agua afim de encher
Ouviu a gritaria:
— Vejam! Vejam irmãs! O velho Oxalá está a roubar a nossa água!
Oxalá não era ladrão
Então tentou explicar:
— Senhoras não, eu não sabia que este rio lhes pertencia... Eu apenas preciso de água para dar banho em minhas esposas pois elas estão menstruadas.
Mas Oxalá não devia ter dito isto
As Iyamj ficaram ainda mais furiosas
Pois o sangue menstrual é para elas veneno
É o supremo tabu.
— Maldito Oxalá! Veio roubar nossa água para isso? Pois vai se arrepender!
As Iyami vociferaram e correram atrás dele
Jurando que quando o pegassem iriam come-lo vivo.
Oxalá é um grande Orixa
Mas nem ele pode contra as Iyami
Então correu desesperado
Ate que no meio do caminho
Encontrou a casa de Ogun e pediu ajuda.
As Iyami chegaram na porta da casa de Ogun
E disseram:
— Ogun! Ou tu nos entrega Oxala ou nos entramos em tua casa e devoramos ele e a ti tambem!
Ogun temeroso empurrou Oxala para fora
E se trancou dentro de casa.
Oxalá voltou a correr
E então pediu ajuda nas casas de todos os Orixas
Mas todos ao serem ameacados pelas Iyami
Botavam Oxalá para fora.
Foi então que Oxalá chegou na casa de Orunmila
E pediu abrigo.
As Iyami chegaram na porta e disseram
— Orunmila! Ou tu põe para fora Oxala ou entramos na tua casa e devoramos ele e a ti tambem!
Orunmila muito gentil respondeu:
— Certo, mas antes venham comer e beber algo comigo, venham descansar pois vejo que estão perseguindo Oxala já faz muito tempo.
As Iyami ficaram sem reação
Pois nunca haviam sido tratadas com gentileza.
Orunmila as convidou para comer
E também deu a cada uma delas
Uma cabaça encantada na qual
Podiam guardar o pássaro
Pois o pássaro de Iyami é seu maior tesouro.
Apos comerem e beberem elas foram embora
Felizes por terem se sentido queridas
E acabaram por esquecer de Oxalá.
Por Orunmila ser assim tão bom com elas
A rainha das Iyami, Iya Odu
Se casou com ele.
As Iyami são muito poderosas
E tem atitudes muito controversas.
Se conta que um dia eles viram os homens
Cultuando Egungun, mas Egungun só podia falar em voz rouca
Mas não podia fazer mais nada.
Então as Iyami acharam que seria mais divertido
Por um peso maior sobre aquele culto
E então juntas disseram
"Tudo que egungun disser se tornará realidade"
E desde então assim é.
As Iyami fazem coisas terríveis
E por isso tem de ser apaziguadas.

Na África as Iyami tem culto entre os Yoruba
Mas também entre os Fon que as conhecem por Kenesi.

Mas o culto delas não é como dizem aqui.
O culto de Iyami é secreto,
Quem faz parte nunca diz que faz.
Não existe assentamentos de Iyami
O culto se da exclusivamente em árvores.
Não existe iniciação para Iyami
O que existe é "Imule" (conveniar-se)
Que é um rito onde a pessoa passa a integrar
A sociedade de culto a Iyami
Mas quem fez Imule nunca diz que fez.
Não existe transe de Iyami.
Não existem templos de Iyami.
Se alguém disser abertamente que cultua Iyami
Essa pessoa é mentirosa
Pois quem cultua nunca diz que faz.
Se algum homem sacerdote de Orixa
Disser que faz feitiço para as Iyami
Esse sacerdote mente
Pois os passaros das Iyami não pousam
Nas mãos dos que são do genero masculino.
O sacerdote que diz que a filha de Oxum, Yemoja ou Oya
Tem poder para cultuar as Iyami mente.
O fato de ser filha de determinado orixa
Nao significa nada.
As Iyami aceitam oferendas de qualquer mulher
Pelo simples fato de se reconhecerem nelas
Então estas sim fazem ipese.

Muitas pessoas acreditam que só existem tres Iyami
Por conta da lenda onde Oxossi nasce de uma das tres
Iyami da cidade de Ketu que são Mepere, Bokolo e Apaoka
Mas estas três são parte das 201.
As Iyami são ancestrais das mulheres.
Elas não estão sob o julgamento de moralidade alguma
Fazem o que querem.
Não importa se uma pessoa acha bom ou acha ruim
O modo como elas agem
Pois Iyami será sempre Iyami.

Mojuba Iyami Osoronga, minha mãe feiticeira.
Mojuba Iyami Odu, minha mãe sábia.
Mojuba Iyami Agba, minha mãe ancestral.
Mojuba Iyami Eleye, minha mãe dona dos pássaros.
Mojuba Iyami Aje, minha mãe bruxa.
Mojuba Iyami Olokiki, minha mãe famosa.
Mojuba Iyami Onile Orita, minha mãe da encruzilhada.
Mojuba Iyami Apani, minha mãe matadora
Mojuba Iyami Apaoka, minha mãe da árvore Mogno
Mojuba Iyami Binu minha mãe bravia
Mojuba Iyami Iyanla, mãe da minha mãe
Mojuba Iyami Buburu, minha mãe malvada
Mojuba a todas as Iyami
Que sejam louvadas todos os dias.

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