segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Os Orixás


Os Orixás são forças divinas que irradiam por todo o Universo. Em nosso planeta, cultuamo-nos por meio da Natureza, que é abundante em axé. Estas divindades, contudo, não estão presentes apenas no mundo exterior; vibram intensamente em nossa alma. Carregamos, em diferentes proporções, as energias de cada um deles, que nos impulsionam nos muitos caminhos da vida.
A cultura religiosa afrobrasileira popularizou os agrados para os Orixás. Oferendas e ritos específicos com o objetivo de nos aproximar dessas maravilhosas energias. Nossa abordagem, entretanto, será diferente neste texto. Apontaremos alguns princípios de conduta que nos alinham aos Pais de Cabeça. Isto porque, mais do que alguns elementos materiais, o que eles esperam de nós é nosso crescimento interior em todos os sentimentos.

OXALÁ – Para agradar este Orixá, fortaleça sua fé ao máximo. Desenvolva sua consciência religiosa. Respeite ao próximo, seja pacífico, leve a paz divina para onde caminhar. Busque a sabedoria espiritual e se torne íntimo de seu espírito.

YEMANJÁ – Ame. Valorize sua família, entre em harmonia com quem você convive. Equilibre seus sentimentos, limpe seu coração de toda mágoa, rancor e desejo de vingança. Cuide de si e dos outros, acolha os pequenos, cure com seu afeto.

OGUM – Seja um guerreiro. Tome como seus lemas a disciplina, a vontade firme, a disposição para enfrentar seus desafios. Não aceite barreiras; antes, abra caminhos onde há portas fechadas. Proteja os inocentes. Não se permita abalar por nada. Eleve seu ânimo às alturas.

OXUM – Expresse o belo que há você. Conheça seu interior, manifeste o divino presente nele. Seja fértil de ideias, bons pensamentos, palavras sadias, atitudes enobrecedoras. Aprenda que nem todo problema necessita ser resolvido com contendas; muitas vezes é mais simples contornar os obstáculos em seu caminho.

OXÓSSI – Não desperdice sua energia, saiba direcionar suas forças para um bom objetivo. Distribua o alimento espiritual, sacie os famintos de bons olhares. Procure o conhecimento, e não guarde-o apenas para você. Proteja sua comunidade, respeite a natureza.

IANSÃ – Não tema as transformações em sua vida. Permita que o movimento aconteça. Aprenda com cada tempestade que enfrentar. Seja fiel ao que sente, batalhe ao lado dos seus. Não se submeta a homem nenhum, conquiste sua independência. Viva suas paixões intensamente, flua com sua sexualidade, mas sempre com equilíbrio.

XANGÔ – Que seu comportamento seja íntegro, que seus princípios sejam justos e corretos. Tenha paciência com as falhas do próximo. Busque, em suas atitudes, equilíbrio, prudência e discernimento. Escolha o caminho do meio. Não julgue, não aponte o dedo. Administre seus bens e seu tempo com sabedoria. Rejeite a injustiça.

NANÃ – Valorize suas raízes, sua ancestralidade. Escute os mais velhos, absorva suas experiências e cuide deles. Não fixe sua mente em acontecimentos passados. Respeite a tradição, firme os pés no chão. Lembre-se sempre de onde você veio, não se esqueça que um dia corpo retornará ao barro
.
OBALUAYE – Aprenda com cada provação que surgir em seu caminho, deixe que suas dificuldades promovam o amadurecimento espiritual. Não repita seus erros. Transforme cada situação difícil em flores de sabedoria. Seja humilde. Não tema as enfermidades e nem a morte. Tenhas pensamentos e sentimentos saudáveis.

EXU – Não se limite aos modelos de comportamento pré-construídos. Crie, reinvente, produza o novo. Seja mensageiro da paz, do amor, da elevação espiritual. Proteja a casa de Oxalá. Não permita que sua vida fique parada, esteja em constante movimento. Não guarde as bênçãos divinas somente para você. Seja, para si e para os outros, um portal da espiritualidade.

Saravá a todos!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial