domingo, 14 de dezembro de 2025

Sagrado, ...


 Não existe várias formas de se canalizar o sagrado, os meios, as vias, os protocolos, a liturgia é a compilação de ritos e cerimônias relativas ao oficio das práticas ritualisticas no culto aos orixás.

Há que se discernir ainda sobre a conduta do indivíduo no seu cotidiano, um ser que vive embriagado não encontrará forma de conduzir o sagrado, o desesperado não encontrará paz para conduzir os ritos, os que arranjam tempo para as coisas do mundo somente e não reserva o tempo para o sagrado não despertará o âmago que habita a essência dos orixás.
O culto exige de nós um conjunto de hábitos diários, para conosco, e para quem nos procura.
Parece aos olhos de alguns, fácil, mas é complexo, cuidamos de vidas muitas vezes do avesso.
Mas alguns acham que por 3 atabaques, bater palmas e gritar é candomblé, e ávidos de ganhos financeiros.
O candomblé é outorga do início ao último suspiro, porque até quando já se está no caixão alguém competente precisa liberar o espírito para o afá.
Reflitam, candomblé não é só mensalidades de filhos, arrecadação de cotas para festas, cervejas, samba de roda no final, vestir santo, o culto de orixás está longe dessas práticas, religiosidade é outra coisa, são outras práticas...
De verdade, o culto aos orixás não é para qualquer pessoa, há pessoas que melhor que fique como visita, cliente, dependendo da forma como se vestirem que nos vejam só por fotos..

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial