sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

O NASCIMENTO DE UM ORIXÁ




 Todos nós quando nascemos somos escolhidos como filhos de um Orixá, que nos escolhe para ser seu filho, independente de ser ou não de religião afro.

O nosso desenvolvimento e características são devido ao Orixá ao qual somos filhos. Um grupo de pessoas será escolhida para seguir os fundamentos da religião dos Orixás, ajudar a perpetuar o axé e ensinar o culto aos demais. Ser de religião afro é poder ser um intermediário entre o homem e o sagrado.
Dentre os praticantes, um pequeno número de pessoas irá ser a manifestação do Orixá na Terra (aye) sendo um elo entre o homem e o sagrado. Para esta manifestação ocorrer, o Orixá precisa nascer na Terra. O nascimento de um Orixá é um dos momentos mais lindos nos cultos afro, de muita emoção e alegria, que quando ocorre, sempre é na hora certa.
O nascer de um Orixá nos faz sentir a manifestação do sagrado entre nós, a compreender nossas falhas e entender nosso presente. Os Orixás nos confortam e anos ajudam.
Quem se ocupa (forma como chamamos as pessoas onde o Orixá esta manifestado) com um Orixá não deve saber, é um dogma da religião, que segundo pessoas mais antigas, dentre outras coisas não enaltece a vaidade pessoal de quem recebe o Orixá.
Todos são iguais na religião dos Orixás se ocupando ou não. A força de todos é a mesma, o que difere uma pessoa da outra, é o que chamamos de fé e o comportamento ritual. Quanto maior for a fé, maior será seu axé, maior será sua força. Confiar nos Orixás, na religião e fazer sempre o correto, nos dá uma grande vantagem frente as adversidades da vida.
Da mesma forma que uma criança ao nascer, Orixá precisa aprender, e ele aprende rápido. O Orixá conhece as coisas do Orum e o homem conhece as coisas do aye. É necessário que aprenda a se comunicar, a andar com firmeza e a dançar. Ele aprende com o homem e os Orixás que nasceram antes dele.
Por ter nascido a pouco, por não saber dançar uma bela dança, não significa que seu axé seja inferior. Não podemos nos deixar enganar por aparências, Orixá é simplicidade, e por vezes pode se mostrar bem simples, para nos ensinar que sabedoria é ser humilde com todos, com o ser humano e para com os Orixás,
Quanto mais um Orixá se manifesta, mais ele se fortalece, e mais fácil de perceber a sua energia. Ao se fortalecer o Orixá também fortalece seu filho, o desenvolvendo como ser humano, melhorando seus defeitos, e maximizando suas qualidades.
Um Orixá nasce na Terra quando seus filho possui uma missão para desenvolver, e quando ele está apto a desenvolver esta missão. Todo o Orixá é uma força da natureza, uma energia que se manifesta para ajudar, para auxiliar o ser humano a melhorar a cada dia...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial