domingo, 28 de julho de 2019

Òya

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Mo jùbá awo Òya!


Iwo ni Òrìsá Obinrin Afefe.

Iwo ni Iku Oluwa Awo.

Iwo ni Òrìsá Obinrin Efufulele.

Iwo ni Ologun Obinrin Julo Nase. Iwo ni Emi Ije.

Eu respeito os mistérios de Òya!

Você é a Mulher dos Ventos.

Você é o proprietário dos Mistérios da Morte.

Você é a Mulher das Tempestades.

Você é a maior guerreira feminina.

Você é o Sopro da Vida.

Ao contrário de Yemojá e Òsun que comandam a nossa atenção pela sua graça, beleza e majestade. Òrìsá Òya é o Òrìsá invisível. Na verdade, Seu rosto é dito ser tão terrível que ninguém se atreve a contemplá-la. A presença de Òya e sua ação se refletem no vôo dos pássaros, o balançar das árvores, o assobio da atmosfera, a explosão de poeira, arremesso de terra, o movimento das ondas, o som da música, da palavra falada, o grito de um bebê, o rugido do leão, o movimento das nuvens, e a vida e o brilho do fogo.

É o Òrìsá Òya, que nos dá o nosso passaporte para a vida [ar] ao nascer e exige o seu retorno com a morte. Òya é, portanto, o observador da porta entre a vida e a morte. Ela não é a morte, mas a consciência de sua existência.

Não só é somente o àse essencial para o processo da vida dos "seguidores das divindades" e outras criaturas que habitam esta região do àse de Òya, mas ela é também aquela que carrega o pólen das plantas e árvores de lugar para lugar, diretamente em suas mãos invisíveis, ou no corpo dos pássaros que voam em seu abraço sempre presente.

Òrìsá Òya é um símbolo das coisas que são sentidas, mais freqüentemente do que se vê. Neste sentido, ela é associada ao 'segredo das atividades’ e 'segredo' das operações’.

Òrìsá Òya também representa a destruição da velha sociedade abrindo caminho para o novo e o poder de destruir completamente as cidades e campos, revertendo-os de volta ao seu estado original. Ela faz isso através do envio de ciclones, tornados e furacões que destroem tudo em seu caminho, forçando a humanidade a reconstruir novas cidades e vilas.

Fica acordado entre os estudiosos de Ifá que Òya foi esposa favorita de Sàngo e é dito que, quando Sango quer lutar, ele envia Òya á frente para lutar com o vento... Mais... Sem Òya Sango nada pode realizar.

Quando Sàngo envia a sua voz de trovão à frente e seu raio se aproxima, é o àse de Òya que dá expressão à sua voz como o trovão, que é causada pela expansão súbita do ar no caminho de uma carga elétrica.

Muitos sacerdotes acreditam que Òya quem deu poder Sàngo tais como trovões e relâmpagos. Na realidade, Òya é centro e essencialidade para o funcionamento coletivo das potencias. São do Òrìsá Òya o domínio e responsabilidade em limpar a atmosfera ao redor do planeta e fornecer o equilíbrio de gases para sustentar todas as formas de vida. Òrìsá Òya não deve ser desrespeitada ou desconsiderada, pelo menos por todos os... "

Sua ira é tão devastadora que deve ser absolutamente evitada. Òrìsá Òya não só transportar pólen e poeira com seus ventos, ela também carrega a doença e outros agentes da morte.

Interessante, os cientistas hoje estão dizendo que "a inalação da fumaça do cigarro por quem não fuma" pode ser tão mortal quanto o tabagismo. A camada de ozônio, partículas nucleares, gases de efeito estufa, e assim por diante, são todos os que operam dentro dos domínios do Òrìsá Òya. Mistérios dos Ventos Sagrados.

Iba si Òrìsá Òya!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial