quinta-feira, 2 de outubro de 2014

COMO CRIAR O YAÔ







COMO CRIAR O YAÔ...!!!!!
###...A educação e os cuidados ao Yaô são feitos tradicionalmente pela ajibonã, contudo muitas casas não tem pessoas intituladas, então os eg bomis e ekedis assumem esse papel. É muito importante que pessoas que já tenham noção da religião crie o yaô, pois eles serão espelho para o iniciante. Cada casa tem seus costumes, e tradições e quanto a isso não podemos questionar nem levar, mas alguns pontos são comuns.
Postura do Yaô...!!!!
O responsável pelo yaô, deve lidar com cuidado e respeito com a pessoa, afinal não é fácil fazer santo, e todos nós já passamos por isso. Dever ser aplicado todos os ensinamento pertinentes aquele momento, não é indicado falar sobre fundamentos que o yaô ainda não entende, isso pode deixar o neófito confuso.
Alimentação...!!!!
A comida do yaô deve ser feita com carinho, onde ele come o axé de seu orixá, os bichos de sua obrigação, são a base para sua alimentação. De manhã é dado a massa de acaçá doce, chamado oká, também pode ser feito de canjica cozida e batida adoçada, o sabor fica melhor. Na hora do almoço é servido do guenguem, que é o pirão de frango, assim como na janta. Frutas podem se consumidas.
Dica:
- Ficar no quarto de santo pode ser estressante para muitos, então o chá de colônia ajuda a acalmar.
- Os filhos de Oxalá devem consumir a comida sem sal e mornas.
- Para diversificar, frite inhames e bananas da terra.
Roupa...!!!!
Ou o yawô fica de lençol, ou de roupa de ração branca e confortável, a chamada roupa de conta, que é a ração sem rendas nem detalhes decorativos.
Dica:
- O lençol deve ser abaixo do joelho, contudo o yaô deve conseguir se mexer para dançar o prefuré.
- Não deve ser usado roupas que apertem, como sutiãs.
O Roncó...!!!!
Roncó é local onde yawo é criado, mas muitas vezes também podem ser criados dentro dos quartos de santo. O local deve ser limpo, o lençóis não devem ficar sujos para não atrair formigas e outros bichos, e a esteira depois de colocada não deve ser levantada, apenas em casos especiais.
Dica:
- Limpe o quarto de santo com o o mim eró (água de folha), ou use o perfume alfazema.
- Troque sempre a água da quartinha, e mantenha com tampa.
O Dia do Oruncó...!!!
Para quem já passou sabe, é um frio na barriga e é função dos irmãos mais velhos, passar segurança para o irmão.
Relação entre “Mãe ou Pai de criação e Omolu Orixá...!!!!”
A pessoa que nos cria dentro do quarto de santo, merece muito respeito, pois ela o ele nos ensinou a dar os primeiros passos, como uma criança, pegou pela mão. Uma casa de santo não é feita apenas do pai de santo, somos um egbé, uma comunidade, onde um precisa do outro, é um ciclo, hoje você está sendo criado e amanhã estará criando, e assim se perpetua nossos ensinamentos e nossa religião. Nesse post eu quis apontar os principais pontos, mas criar um yawô é muito mais complexo e aprendemos no cotidiano, acompanhando a casa de axé e aprendendo seus costumes....!!!...ASÉ ÔOOOOOOOO..

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial