terça-feira, 13 de outubro de 2015

Òdúndún-A folha Universal

Òdúndún-A folha universal




Conhecida popularmente por Folha da Costa, saião, folha ou erva grossa. De origem brasileira, esta folha é encontrada em várias lugares, de clima tropical e até aclimatada em outros países.
Tanto no Brasil como na África, esta planta é dedicada a todos os Orixás ligados a mito da criação, conhecidos como òrìsà-funfun, e por extensão, é utilizada para os demais Orixás.

Nos candomblés brasileiros é usada nos rituais de iniciação e obrigações em geral, ligada aos banhos de àgbo, as oferendas de Eborí, nos sacrifícios de animais cobrindo os olhos dos animais para não ver Ikú, etc.

Òdúndún, é a folha que acalma, esfria o Ori, saudada no ritual de sasányìn, é a principal folha dos filhos de Oxalá. Folha que participa juntamente com outras folhas, do orô da lavagem das vistas e dos búzios dos sacerdotes confirmados por Orunmilá na obrigação de sete anos com direito a utilizarem o Merindilogun.

Verger, dá a fórmula de um “omieró” onde constam várias folhas, entre elas òdúndún, utilizados por babalawos africanos para lavarem os olhos antes de abrirem o Igbádú. Verger ainda cita que em Ilésin de Ideta-Ilê, no culto a Obàtálá e Yemowo, este vegetal é utilizado, em conjunto com outros para lavar objetos rituais após os sacrifícios, é conhecido ainda pelo nome de elétí.

Nome científico: kalanchoe brasiliensis Camb., Crassulaceae

Sinonímia: Kalanchoe crenata (Andr.) Haw

Elementos: Água/feminino

Orixá: Oxalá

Èwé Òdúndún

Òdúndún Bàbá t’èrò re
Òdúndún Bàbá t’èrò re
Bàbá t’èro lé
Monlé t’ero re
Òdúndún Bàbá t’ero re

Tradução:

Odundun Pai espalhe sua calma
Odundun Pai espalhe sua calma
Grande espírito, espalhe sua calma
Odundun Pai, espalhe sua calma

Àbámodá – Folha-da-Fortuna

A característica principal dessa folha que a distingue de uma outra qualidade de Fortuna é o surgimento de muitos brotos nas bordas das folhas, fato associado à prosperidade, no àgbo de Xangô e lavagem dos seus objetos pessoais:

Uma característica dessa planta é o surgimento de muitos brotos nas bordas das folhas, fato associado à prosperidade;



Nativa das regiões tropicais asiáticas. foi introduzida a muito tempo na América tropical, ocorrendo em todo território nacional.

Em Ilê Ifé, terra de Ifá, em território Yorubá no sudeste africano, nas cerimônias a Obatalá e Yemowo, após os sacrifícios, as imagens desses Orixás são lavadas com uma mistura de folhas, sendo uma delas o àbámodá, que também é conhecida pelos nomes de erú òdúndùn, kantíkantí e kóropòn. Àbámodá, segundo Dalziel, em dialeto Yorubá significa “o que você deseja, você faz”; todavia, quando chamada de erú òdúndùn (escravo de òdúndùn) é considerada como folha subordinada e afim, que pode eventualmente substituir o òdúndùn (kalanchoe crenata), segundo a cosmo visão Jêje/Nagô.

Nome científico: Bryophyllum pinnatum (Lam.) Oken.

Sinonímia: 1) Bryphyllum calcinun Salisb
2) Kalanchoe pinnata Pers

Elementos: Água/Feminino

Orixás: Xangô, Orunmilá/Ifá

Òdundún Odò-Fortuna Serralha


As características desse folha é o tipo serra, chamada popularmente de falsa-serralha, serralha-mirim, Pincel, que popularmente é conhecida e muito confundida com Òdúndún e Abámodá.


Nome científico: Emilia sagiatta (Vahl) DC., Compositae

Sinonímia: não conseguiram determinar alguma relação com as espécies acima

Elementos: Água/Masculino

Orixá: Exú



Em alguns candomblés utilizam normalmente dessa folha nos àgbos e banhos em geral. Alguns estudiosos garante que são espécies muito parecidas confundindo até um bom conhecedor de folhas, todo cuidado é pouco porque existem muitas espécies conhecidas como saião.

Teremos então:

1- Òdúndún- folha principal de Obatalá e que serve para todos os Orixás

2- Àbamodá – folha principal de Xangô

3- Òdundún Odò – folha de Exú e para banhos limpeza

Bibliografia: Èwé Òrìsà – José Flavio P. de Barros e Eduardo napoleão
Èwé – Pierre Verger

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial