quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Prece com seu Orixá.



Prece com seu Orixá.

Prece, adurá ou oração, é uma conversa com seu Orixá e pode ser representada por um pedido, agradecimento ou reconhecimento da bondade divina.
Geralmente, usamos a prece ou a oração para pedir, no entanto, nem sempre o que nos parece necessário é o que realmente convém à nossa felicidade. Inútil pedir ao Orixá abreviar as nossas provas, nos dar alegrias ou riquezas. Peçamos, antes, os bens mais preciosos da paciência, da compreensão, da resignação e da fé.

Há dois tipos de pessoas que não oram: as que não querem e as que não sabem.

As que não sabem, muitas vezes, rezam mecanicamente, algo decorado que aprenderam na infância. Não compreendem que o valor da prece está no sentimento e não nas palavras utilizadas. Não existe oração poderosa, milagrosa.

Então, por que as orações existem? Apenas como guias e roteiros para os que não conseguem, sozinhos, encontrar as palavras necessárias. Algumas pessoas sentem a necessidade de ter um texto para seguir.

Ao Orixá devemos nos dirigir com humildade e confiança. Isto é fundamental.

Sabemos que estaremos evoluindo, quando deixarmos de pedir por nós mesmos e, deixando o egoísmo de lado, pedirmos por nossos irmãos.

E quais, então, são as condições da prece? Orar em segredo, sem demasia, pois Deus estará lhe escutando e não será a quantidade de palavras mas, sim, a sinceridade com que foram ditas. Purificar o coração, buscando o perdão aos desafetos, despindo-se de mágoas e ressentimentos. Orar com humildade e não com orgulho.

Nosso Orixá ouve as nossas preces? Sim, as preces sinceras, humildes, e nos responderá através dos acontecimentos da vida, embora não do modo que pretendemos, nem no espaço de tempo que desejamos.

Às vezes, por desespero, queremos uma solução imediata e não percebemos que a resposta pode estar no próprio problema. Por exemplo, pedimos a cura para uma doença, sem nos apercebermos que a enfermidade pode ser necessária para a nossa cura espiritual.

O homem, geralmente, só vê o presente, mas se o sofrimento for útil para a sua felicidade futura ele virá ao seu encontro.

O que o Orixá lhe concederá será a coragem, a paciência, a compreensão e a resignação para enfrentá-lo. E, ainda, os meios para se livrar das dificuldades. O esforço, entretanto, será sempre nosso.

Precisamos transformar as preces em ação, trabalho, realização em favor da vida e do próximo.

Quando fizer a prece, recolha-se em seu coração. Faça silêncio e irá sentir a energia do Orixá atravessar a sua pele

Texto adaptado Autoria: Eliane de Oliveira Mianni Motta

Nós mesmo podemos escrever nossos Preces diariamente.

Dobrando meus joelhos …

Peço com humildade com minha testa encostada e minhas mãos espalmadas sobre a Terra, a grande Mãe…

Peço misericórdia ao senhor meu Orixá por minha avareza, ser quem nada sou ou penso que sou…

Peço perdão pelo meu egoísmo, minha intolerância e minha arrogância desapercebida…

Peço com vergonha que a minha possível soberba seja punida pela justiça divina…

Peço com a voz embarga que a inveja que sinto não seja pela felicidade do outro…

Peço em submissão que não me acovarde nas adversidades, que insista sempre com coragem…

Peço piedosamente que nunca desistas de mim, mesmo que por um minuto, um só carinho eu possa merecer…

Peço caridosamente que minha alma tenha piedade ante meus erros e meu arrependimento seja verídico…

Peço sinceramente que a esperança nasça todas as manhãs quando acordar renovando a minha alegria de viver…

Peço agradecendo com euforia por ter a oportunidade de ser feliz , ser um homem, um Òlorisá de fé.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial