Porrão / Quartilhão / Quartinha
O porrão também conhecido como quartilhão é uma grande vasilha feita de louça ou barro muito utilizada por muitos povos, desde a antiguidade para a armazenagem de alimentos e bebidas. Sua aparência é muito semelhante as ânforas.
Já nos cultos de Candomblé e nos ritos de Umbanda, o porrão é utilizado para guardar assentamentos diversos e armazenar os amancís (banhos feitos do sumo de ervas).
A quartinha é uma vasilha do mesmo formato que um porrão porém, tem a capacidade de armazenamento de apenas um quarto de líquidos.
Existem porrões e quartinhas com ou sem asas em sua fabricação. Muitos terreiros utilizam esta diferença para qualificá-los como macho (sem asas) e fêmea (com asas), onde de acordo com o Orixá que será assentado ou o amanci que será armazenado, serão escolhidos. Em nossa casa não utilizamos esta diferenciação compreendendo que o importante está em seu formato interno.
Dentro da geometria dos Orixás, tanto o porrão quanto a quartinha, são consagrados à Oxum, emanando simplesmente pelo seu formato, o amor fraterno.
* Curiosidade:- Devido ao formato do porrão que pessoas de baixa estatura e de grande porte físico são chamadas de parrudos.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial