sábado, 30 de janeiro de 2016

Ewé Tètèrègún – A Folha da Vida e da Morte.


A Religião dos Òrìsàs é cheia de rituais e simbolismos. No entanto, a razão desses rituais nem sempre é de conhecimento da maioria dos adeptos. Um dos rituais mais recorrentes no Candomblé, refere-se a folha de Teteregun, a qual é utilizada para molhar a cabeça dos Omo Òrìsà (filhos dos Deuses) e, em diversas outras ocasiões, pedindo-se sempre coisas boas. … Mas porque fazemos isso? Uma antiga história de Ifá, narra que, Teteregun não realizou uma oferenda prescrita por Olokun e, quem em razão disso, estava ficando completamente seca. Desse modo, Teteregun ficou desesperada e resolveu consultar o oráculo sagrado. Ifá, o Deus da Adivinhação, por meio do oráculo disse que Teteregun deveria realizar um sacrifício, sendo que esse sacrifício seria pegar água para Olokun, ao longo de alguns dias. Logo ao amanhecer, Teteregun foi ao rio, quando Teteregun retornou já era noite, ela pegou toda água que trouxe e derramou no mar para Olokun. Teteregun fez isso ao longo de alguns dias, sendo que no último dia, Olokun molhou o corpo de Teteregun, dizendo que ela seria a folha encarregada de molhar o seco, que ela seria a folha com o poder de refrescar o calor, que ela seria a folha capaz de apaziguar a cólera, da mesma forma, como ela conseguiu apaziguar Olokun.
Nome Yorùbá = Tètèrègún, Tètè Egún, Tètèègúndò.
Nome Bantu = Mueki Rizanga.


Nomes Populares = Cana-do-brejo, Cana-de-macaco, Cana-do-mato, Sanguelavô, Sangolovô, Ubacaia.
Nome Científico = Costus spicatus Sw, zingiberacege




Tètèrègún é uma folha nativa do Brasil, é encontrada em todo o território nacional e também e outros continentes.
Folha Gún (de excitação), Masculina, ligada ao elemento Ar.
É folha usada principalmente para Obàtálá e também para Òsóòsìi, Nànà e Bàbá Egúngún, sem dúvidas que é uma das folhas mais utilizadas dentro da Liturgia dentro do Culto aos Òrìsàs no candomblé no Brasil e na Nigéria Èsìn (religião) Yorùbá. Folha de grande importância e fundamento, por isso sua participa do encerramentos do ritual de Sasányìn, é a folha da Vida e da Morte.
A mesma é utilizada em Iniciações (Igbèrè), na sacralização de elementos ritualísticos, em magias e medicinas = Oògùn.
Esta folha faz parte da composição do Àgbo dos Orixás citados acima e para banhar o Ìyàwó no período de reclusão. Representando a Morte (para a vida profana) e a Vida (nascimento para a vida religiosa). É uma das folhas que ajuda a chamar Orixá, podendo ser utilizada em quase todos os ritos que se utilizam de folhas.


“Tètèrègún òjò do mpá 

Tètèrègún òjò wo bi wá”
Têtêrêgún é como a chuva que mata.
Têtêrêgún é como a chuva que dá vida.

“E Tètèrègún e Tètèrègún Ojo gb’oomi wá ó 
Tètèrègún Ojo gb’o omi wa e jô ó Tètèrègún” 
A chuva traz a água que molha teteregun
Chuva traz água por favor, para molhar o teteregun.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial