segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Orixá Ogum Torna-Se Rei De Irê: A Lenda


Conta a lenda (iton) como o Orixá Ogum torna-se rei de lrê, quando o Orixá Oduduwáreinava a cidade de Ifé, mandou seu filho Ogum guerrear e conquistar os reinos vizinhos.
Ogum destruiu muitas cidades e trouxe para Ifé muitos escravos e riquezas, aumentando de maneira fabulosa o império de seu pai.

Um dia, Ogum lançou-se contra a cidade de lrê, cujo povo o odiava muito. Ogum destruiu tudo, cortou a cabeça do rei de lrê e a colocou num saco para dá-lá a seu pai. Alguns conselheiros de Odudua souberam do presente que Ogum trazia para o rei seu pai.

Os conselheiros disseram a Oduduwa que Ogum desejava a morte do próprio pai para usurpar-lhe a coroa. Todos sabem que nenhum rei deve ver a cabeça decapitada de outro rei.

O Orixá Ogum não conhecia esse tabu.
Odudua imediatamente enviou uma delegação para encontrar Ogun fora dos portões da cidade. Após muitas explicações, então Ogum concordou em entregar a cabeça do rei da Cidade de lrê aos mensageiros de Odudua. O perigo havia acabado.

Ogum fora encontrado antes de chegar ao palácio de seu pai. Como Odudua queria recompensar o seu filho mais querido, presenteou Ogum com o reino de lrê e com todos os prisioneiros e as riquezas conquistadas naquela guerra. Assim Ogum tornou-se o Onirê, o rei de lrê.

Xirê Do Orixá Ogum Em Ketu: Letra E Tradução Para Português




   → Fonte 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial