Oyá Tem Uma Irmã Mais Nova Chamada Ayaó
Ayaó é a irmã mais nova do Orixá Oyá, em alguns caminhos também dizem que é a irmã mais velha. Diz-se que é filha de Oduduwá e foi criada junto com Bromu. Tem pacto com Ozain(Ossain) e Iroko e por isso se diz que ela é o Orixá das bruxarias.
Pode viver na selva ou em cima de Iroko, sempre no alto, pois se caracteriza como a Orishá das Nuvens…Outros escritos também dizem que ela vive dentro das raízes da Ceiba Sagrada.
Pode viver na selva ou em cima de Iroko, sempre no alto, pois se caracteriza como a Orishá das Nuvens…Outros escritos também dizem que ela vive dentro das raízes da Ceiba Sagrada.
Ayaó foi quem deu a Oyá os segredos da Magia e do Misticismo. Seus segredos se guardam em uma sopeira que se mantém no alto, em uma casa de Omo Orishás (filhos de santo) que a recebe. Usualmente são os filhos de Oyá os que a recebem, embora haja signos (odús) onde pode acontecer que alguém necessite recebê-la. Aqueles que a possuem, a mantém em um livrinho atado ao teto do lugar com correntes.
Ayaó é amiga dos espiritistas e dos médiuns. Cuidadora da Saraza de Egun. Orishá das alturas. Ela foi quem subiu e deu a mesa à Oduduwá. Caracteriza-se como um Orishá do Deserto. Vive nos altos de Iroko e não deve baixar ao chão ou tocar o piso, por isso suas cerimônias se realizam na parte superior de uma mesa. Ela é um pequeno redemoinho e o olho da tempestade.
Diz-se que ela se senta acima da Ceiba para ajudar e proteger os espíritos que passam através de suas nuvens para residir no reino de Olófin (Deus). Diz-se que quando um iniciado de Oyá está realizando seu nascimento, consagração (feitura), os espíritos que se recolhem são atendidos por Ayaó. Quando Oyá se prepara para a batalha ela chama sua irmã Ayaó que libera os espíritos para ajudá-la na batalha. Não se raspa Ayaó na cabeça de ninguém. É bruxa e tem pacto com as Iyamís (feiticeiras). Por isso diz-se que Ayaó é coletora de energias negativas como a bruxaria e espíritos malignos. Também Ayaó cuida das mulheres donzelas e das meninas. Ayaó é pura, por isso ela é quem sobe à mesa à Oduduwá.
Diz-se que Ayaó é a que leva as mensagem a Ikú (morte) e a Oyá. Encarrega-se Ayaó das notas de Yansã, na porta do cemitério. Ayaó também se encarrega dos 9 Eguns que acompanham Oyá e tem relação com os 9 lugares das cerimônias prévias a uma consagração de Oyá (feitura). Por esta razão algumas pessoas põem 9 copos de água a Oyá como uma dedicação a ela.
Alguns chamam estes de “Os Ajeres de Oyá”. No campo suas cores são Matipó e Amarelo com contas de Oyá intercaladas e seu tecido é de retalho floreado com essas cores. Em outros lugares suas cores são o rosa com nácar e azeviche. Ayaó nasce no signo Osá Iroso (Osá Roso), embora também fale nos odús: Osá Ogunda (Osá Kuleyá), Osá Bara (Osá Shepe), Osá Ogbe (Osálo Fobeyó) e Osá Meji e se lhe imolam os mesmos animais que para Oyá.
Os que a necessitam chamá-la que não o façam, pois é um Orishá muito sério. Oyá é o oxigênio que inalamos e o oxigênio que exalamos, Ayaó é o Orishá que tem que a ver com a bruxaria. Os que tenham que fazer algum Ebó com ela, deve ir ao cemitério e deixar as oferendas em cima de uma tumba, nunca no chão, ainda que a Oyá se possa deixar na porta do cemitério e no chão, mas para Ayaó nunca, pois ela não baixa ao chão. Aquele que tem que trabalhar com este Orixá é importante que sempre o façam “limpos”, perfumados e que o ambiente tenha bons perfumes ou fragrâncias de incenso. Os que a recebem dizem que ela guarda mistérios e que quando está no ambiente, muda, pois é um Orisá muito sério em relação a fazer seus encargos.
Resumo Sobre Oyá/Yansã
Djembe Obatala filha e esposa de Ogun, Xangô e beijou pela primeira vez a Obaluaiyê, também irmã de Ayao que é virgem e não assentado. Dia da semana pelo Candomblé é a Quarta-feira, na Umbanda tem é tida pelo sincretismo Santa Bárbara.
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