domingo, 2 de outubro de 2016

Ser filho de Òrìṣá.




Ser filho de Òrìṣá é ter uma via de submissão, dedicação, humildade e comprometimento, tanto para com o seu Òrìṣá quanto para com o seu Àṣẹ! É um casamento sem divórcio, férias e aposentadoria!
Imagine?!!No dia que você precisar de seu Zelador(a) eles lhes digam:
“Não posso e não sei quando poderei!!! Estou com problemas de: dinheiro, sentimental, injustiça e calunias que me fizeram, fiz algumas escolhas erradas e estou chateado e culpando alguém por isso, uma leve depressão, muita fofoca com o meu nome, não quero ver ninguém ou até mesmo não estou com vontade de ir no candomblé”?!!!
Como você agiria se estivesse passando por uma situação que necessitasse da palavra de Orumilá? Ou se você estivesse com suas coisas preparadas para sua obrigação?!!
As pessoas fazem o que querem e quando querem, dão um tempo do Òrìṣá e do Àṣẹ quando bem entendem, cometem seus equívocos em atitudes e palavras, somem e depois ressurgem tranquilamente, dizem deslavadamente que não estão dispostos e não participam nem muito menos se preocupam com o que esta sendo realizado, age como si nada estivesse acontecendo em sua casa de santo e o pior sente-se com razão!
É por isso, que em certas horas dizemos que não são todos que mereçam ser iniciados para Òrìṣá! Não são todos que nasceram para ser verdadeiramente de Òrìṣá!
O culto ao seu Òrìṣá é individual, mas de forma coletiva, é por esse motivo que existem Bàbás, Ìyás e Casas de Candomblé, se não fosse assim, cada um faria sua própria iniciação e cultuava o seu próprio Òrìṣá, sem precisar de nada, nem de ninguém!
Antes de agir de forma inconsequente e egoísta, pense no dia que você fez a sua jura e a assumiu a sua condição para com o seu Òrìṣá e Àṣe de submissão, dedicação, humildade e comprometimento ininterruptos ?
O mundo gira e com certeza o problema, a necessidade, o pedido de ontem poderá vir a ser tão quanto o de a manhã, e são as atitudes que farão as mesmas forças comungarem ao seu favor ou NÃO!
Abandone seu Ygbá Òrìṣá e o seu Àṣẹ e não esqueça que serás abandonado também!
Os Zeladores(as) que tivessem esse tipo de comportamento, você iria gostar?
 
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial