quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Águas de Oxalá, .

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, casamento e atividades ao ar livre




É uma festa em homenagem ao orixá Oxalá (Oxalufan e Oxaguian). É um rito de renovação das águas do Axé.

Esse ritual tão complexo quando misterioso, é feito pelas casa de candomblé há muito tempo, uma tradição africana belíssima e tão aguardada pelos filhos de santo.

Festa essa que todo o Axé e filhos, não importando o cango, deve respeitar e participar, é um momento de reflexão e ao mesmo tempo de fé nesse tão amado Orixá, Oxalá.

Esse ritual de reverencia à Oxalá se inicia com louvor à água, Fonte da vida.

Oxalá representa a pureza, por esse motivo o terreiro deve estar muito bem limpo e com decoração em branco, do mesmo modo os filhos de santo também devem usar branco.

Durante todo o ritual é muito cultivado o Silêncio, tudo em respeito à oxalá.

O Branco é tão importante nessa cerimonia que do lado de fora do terreiro é estendo um pano branco grande desde o portão até a entrada do terreiro, esse pano ficará sob a cabeça dos filhos quando eles estiverem fora do terreiro, com o objetivo de trazer a proteção de oxalá té mesmo fora do Ilè.

Os filhos de santo acompanhados de suas quartinhas e flores vão na direção de rio (Riacho) Buscar água, na frente vai o Zelador com seu adjá entoando cantigas e Orikis (Rezas) à Oxalá.

Depois de tudo, e chegarem ao terreiro com suas quartinhas cheias de água do rio, a Iyalorixá ou o Bàbálorixá fazem os rituais determinados naquela nação e naquela casa.
Depois de todo o ritual feito, acontece a festa (xirê) aos orixás, para que eles venham glorificar o senhor da criação. Oxalá por sua vez, vem receber todo agrado dos filhos. Em seu run(dança) ele abraça seus filhos, entrega acaças e doces. Águas de Oxalá, uma cerimonia de luz e amor. Epá Bàbá !
Aqui uma pequena amostra de uma das festas mais importantes de um Ilê.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial