sexta-feira, 17 de abril de 2020

HISTÓRIA DO CIGANO HIAGO


                      UMBANDA ESTUDO: Cigano Hiago

Pouco se sabe sobre a real história do Cigano Hiago. Sempre que se apresenta em Terra ele tem aparência jovem e isso se deve ao fato dele ter desencarnado quando tinha apenas 21 anos. Ele aparece sempre com dois materiais nas mãos: uma pedra jaspe sanguíneo ou granada e um planta chamada gálbano. Esta planta é da família do Funcho, tem um aroma leve e sabor agradável. Segundo Hiago, esta planta é indispensável na iniciação espiritual e no conhecimento do interior pois dá lhe dá muita confiança, harmonia, paciência e favorece os processos de cura.
Não se sabe exatamente como este cigano morreu, mas sabe-se que ele gosta muito de frutas, vinhos e licores ao ser recebido.



OS PODERES DE CURA DO CIGANO HIAGO

Os historiadores afirmam que a morte prematura de Hiago prejudicou muito o grupo cigano ao qual ele pertecia, pois ele possuia muitos poderes de cura. Ainda muito jovem assumiu a liderança do seu grupo por causa deste dom. Além disso, era um excelente conselheiro, sabia apontar quem era um aliado e quem era um falso amigo, grande conhecedor e sábio, mal parecia que era tão jovem pela sua sabedoria.
Quando ele aparece, traz a todos uma sensação de calma e segurança e sempre que se aproxima para rituais de cura, faz uma poderosa reza que diz:
Kseroi ni pesi naisi
Knerela esi te nori
Kdiseni
Ksi ai le delerai oi
Bel-Karrano.
Tradução da reza:
A paz para o seu espírito, a saúde,
a harmonia têm de vir de dentro de você.
Deus céu!

AGIA PARA ABRIR CAMINHOS DO CIGANO HIAGO

Você vai precisar de:
  • 7 pedaços de pano, cada um de uma cor (exceto preto)
  • 7 punhados de mandioca crua ralada
  • 7 damascos
  • 7 tâmaras
  • 7 morangos
  • 7 cerejas7 moedas atuais (de qualquer valor)
  • 7 velas nas mesmas cores dos panos
  • 7 punhados de açúcar cristal
Como fazer:
Em uma noite de Lua crescente, vá a um lugar que tenha 7 caminhos ou ruas que não sejam afastadas. Atenção: não é uma magia para se fazer em uma encruzilhada. Para cada um dos 7 caminhos escolha um pano de uma cor. Passe esse pano no seu corpo e depois coloque no chão deste caminho. Pegue um punhado de mandioca ralada, misture com açúcar cristal, e passe simbolicamente pelo seu corpo, largando sobre os panos. Faça o mesmo com o damasco, e coloque-o sobre a mandioca.
Repita o mesmo com todos os ingredientes nesta ordem: tâmara, morango, cereja e moeda até que todos os panos estejam contemplados com todas as oferendas. Passe a vela da cor do pano em seu corpo e depois acenda-a próxima à oferenda da mesma cor. Quando terminar, ofereça ao cigano Hiago e peça a abertura dos seus caminhos dizendo: “Cigano Hiago, vós que fostes o guardião que abria os caminhos para os ciganos passarem, peço que abrais meus caminhos para que eu possa conseguir meu ideal.”ORAÇÃO AO CIGANO HIAGO
“Meu querido protetor cigano Hiago,
Tu que és um homem valente e guerreiro.
És a força ancestral cigano, és poder.
És a sabedoria no caminhar a cada noite e a cada dia.
Que seu punhal forte e certeiro me proteja de toda maldade espiritual e terrena.
Hiago, cigano guerreiro não deixe que meus inimigos possam me prejudicar e nem tramar contra mim.
Tu que és meu amigo protetor, não deixe de trilhar nenhum dia ao meu lado,
Que com sua ajuda a minha fé não esmoreça durante a batalha.
Que tu sejas meu advogado nos caminhos da vida.
Dai a mim sua calma para agir, sua sabedoria para superar os obstáculos e a sua proteção onde quer que eu vá.
Amado Hiago, eu lhe ofereço essa vela para que evoluas no mundo espiritual,
A chama desta vela para que possa crescer a minha força intuitiva cada vez mais.
Que a minha intuição seja despertada a cada nascer do sol e a cada anoitecer da lua.
Ofereço essa água e esse vinho por um pacto que firmo contigo.
Ofereço este incenso para que purifiques o meu altar, a minha Ófisa, a minha casa e a minha vida.
Eu te peço que os meus pedidos (fazer os pedidos) sejam atendidos.
Assim seja, Arriba Cigano Hiago.”

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial