sábado, 16 de julho de 2022

TER EDUCAÇÃO NO AXÉ.


Ter educação de axé é.Saber discernir suas próprias atitudes.


Saber ser nobre no momento da tormenta, e depois dela, quando ebó sugerido no jogo de búzios surtiu efeito. Na busca da prosperidade ou vivendo dela.

É saber observar bons exemplos de axé, sendo eles dos mais velhos ou não.

É ter consciência de que participar das funções completa algo que jamais longe delas se alcançará. Há pessoas que dão mais de sete entidades, e é mais vazio que os céticos.

É dar tempo ao tempo, e nunca fazer nada que não é condizente com sua idade de iniciado.

É ser fiel e para isso requer muita coragem e caráter, isto vem de berço, ou aprende-se na tempestade.

É não julgar as pessoas que fazem mais que você dentro do espaço sagrado.

É parar de falar que os antigos não tinham educação a julgar pela sua, as pessoas são moldadas conforme a necessidade e a tormenta , o que as pessoas de 25 anos atrás passaram em prol da religião, ofereceu a você uma oportunidade que elas próprias não tiveram ao adentrar o mariwo sagrado.

É não usar as pessoas para atingir seus objetivos, que toda conquista seja por você próprio e não porque você precisou derrubar alguém para conquistá-la.

É entender que as costas dos outros é seu próprio espelho, no momento que você dá ouvido a fuxicos, os mesmos que lhe levam, falam de você.

É ter compromisso com o lugar conquistado dentro de seu terreiro não se misturar.

É não ser fura ronkó, ficar de cá pra lá, fazendo comparações, pois um axé é diferente do outro, se um dia precisar mudar de axé, não é ruim não, mas que o lugar que você encontrou, fique, pois as pedras que muito rolam não criam musgo e somente você será prejudicado, pois somos seguidores de Orixá , Ele não segue-nos , uma hora... ele se afasta definitivamente de você.

É ser digno e não morder a mão que o abençoou, não culpe seu pai sua mãe pelos seus dissabores, muito menos a seu Orixá.

É tratar todos Orixás como o seu próprio,um dia você precisará do favor de um deles.

É ter consciência que Orixá não é uma carreira solo, você sempre precisará de alguém assim como a noite precisa do dia, está tudo interligado.

É não deixar ninguém a vontade a seu lado de falar de sua casa de axé, tenha você postura por você e por todos que só encontram defeitos esquecendo do axé que recebeu de livre e espontânea vontade.

É não se sentir exclusivo, em momentos bons e também nos ruins, todos são especiais, e nas diferenças todos tem suas lições a aprender. Pai e mãe ensina a todos os filhos e briga pelo certo com todos os filhos, não se sinta único.

É saber que axé é uma família, não é uma empresa, no qual sua carreria e planos já tem dias contados, ninguém é um mero funcionário do axé e da vontade das pessoas, todos são importantes, e os que mais fazem, cai na graça do Orixá.

É saber que reclamação só atrai negatividade para você e para os que estão ouvindo, seja você falando ou ouvindo.

É ter prazer em se fazer necessário sem abusar dos dias e horas marcadas. É limpar , trabalhar se fazer útil e fazer com prazer, terminar com sensação de missão cumprida, o sabor é outro, o cansaço é outro.

É ser generoso, pois orixá é provedor e multiplica.

É ser grato, e não somente quando está precisando, ou em seus momentos, é retribuir.

É saber que ninguém trabalha por você no axé, cada um faz sua própria obrigação e quando feita com gosto exala com perfume lá no céu.
Suas atitudes são mais vistas que seu discurso.

O que me faz pensar sobre tudo isso é que as pessoas que mais exigem respeito, ou que falam de educação, oferecem tão pouco a Orixá, quando digo pouco, é coisa que dinheiro nenhum no mundo paga.
Desrespeitam com inércia, com mau exemplo, com falta de vontade, acham que o dinheiro faz tudo e o discurso mais ainda.

Ser pleno para um axé é ser presente mesmo que distante, é levantar a bandeira é reaprender os valores de formas diferentes é ter compromisso e ser um orgulho pelos gestos simples.

Ter educação de axé é reconhecer nos próprios erros a oportunidade para um futuro melhor como iniciados e como seres humanos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial