domingo, 25 de setembro de 2022

A SASAYIN RITUAL DO ITÁ, IGÉ E DO IKÁ


A Osanyin é realizado um dos rituais mais importantes do culto Afro-brasileiro a Sasayin

Sasayin, Sassaim ou Sasanha é o nome que se dá ao ritual do candomblé para retirar a energia vital das folhas e extrair o seu sangue (sumo), "Sangue de origem vegetal", no sentido de purificar e alimentar os objetos sagrados e o corpo dos iniciados, possibilitando o equilíbrio e a renovação das energias. O orixá Osanyin dono dos segredos de todas as folhas é saudado em todas as cantigas.
O ato de cantar as folhas sagradas ou rezar as folhas, com cantigas específicas para cada folha, reconhecidas pelo nome da folha (ewe) e seu conteúdo que é o atributo da folha, utilizado principalmente na preparação do abô, chamada de água sagrada na feitura de santo. Ossãe é praticamente o dono do ritual das folhas, esse ritual é dividido do seguinte modo,

O ITÀ (ritual das folhas que compreendem 3 dias)

O IGÉ ( 7 dias)

O IKÁ ( 14 dias)

Deixo aqui a minha observação : existem axés que tem seu ritual (sassanha) que se estende até por 21 dias). Este ritual é todo cantado e ele pode ser diversificado dependendo do ordenamento do axé, cito por exemplo o Axé Engenho Velho que se usa o sistema de sete e dezessete dias , o Axé Gantois também usa o mesmo sistema, já o Axé Opo Afonjá ordena o seu sassanha em seis, doze e dezoito dias.
As qualidades que se conhecem de Ossanyn são:
ARONI, AGUE, AGAR, AGUEMO, AGBENIGI

AGBENIGI - É velho, grande feiticeiro, dono do pássaro sagrado e o único que chega bem perto das Iya Mi Oxorongá. Dono absoluto do poder das ervas. Come diretamente com Esù
e Ossanyn

ARONI - Recebe uma saudação própria, diferente dos outros. Apesar de ser companheiro de Agbenigi, é o mais terrível, fumando seu cachimbo faz mais bruxarias que os outros. Só come bicho de duas pernas.

AGUEMO - junto com Aroni são selvagens, pois é eles que recebem as oferendas quando temos que adentrar às matas para pegar folhas, são bugres, andam lado a lado com uma qualidade de ode chamada de Ode Dana-dana (o nome desse ode não pode ser pronunciada dentro de algumas casas de candomblé quando querem se referir a ele chama-o de Belo Ofa)

AGUÉ e OSSANYN - esses orixás são as únicas qualidades que podem ser feitas na cabeça de um yawo

AGÁ - essa qualidade mora dentro dos ronkós

EBENEDY - essa qualidade é a que se arruma no tempo em todas casas de candomblé

Saudação: "EWE EWE OSSANYN
Por isso, o africano nos ensinou, através de um Oriki (verso sagrado) o que significa, exatamente, o poder de OSSANYN “Sem folha não há orixá, não há o Axé!” (Kosi ewe, kosi orisa, diz o ditado iorubano)
Òsányìn! Nkò da se, Eléwé me dà se, Baba aròni me dà se, Wa fún mi. Eléwé wá fun mi, l’àse o. Òsányìn wá fun mi, l’àse o Mé dà se.

OSSANYN, não faço nada sozinho. Ó senhor das folhas, ó Pai Aròni, não faço nada sozinho. Venha me dar, ó senhor das folhas, venha me dar axé. Ossain, venha me dar axé Não faço nada sozinho. Ossain, não faço nada sozinho.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial