Acho que boa parte de vocês já ouviram falar de ebó,
Acho que boa parte de vocês já ouviram falar de ebó, não é mesmo?! Mas e EBÔ( presta atenção no acento), conhecem?
A é um prato Africano, feito com milho branco cozido e sem tempero, é uma comida sagrada, sendo muito utilizada em todos os seguimentos de matriz africana. No Candomblé, é na maioria daz vezes, ofertado a Oxalá( e toda sua linhagem), mas a utilização do milho branco, é extremamente vasta!
O milho-branco (chamado àgbàdo funfun, «ebô», "milho de canjica") é um grão muito importante para o povo do santo. Seu preparo e forma de utilização nos rituais de oferendas envolvem preceitos sérios, que nunca podem deixar de ser considerados pelos seguidores.
Todos os Orisás recebem algum tipo de oferenda, a base desse grão.A pasta branca desse milho depois de piladoou moído chama-se "eko",o mingau chama-se denguê, depois de moído e cozido e envolvida na folha de bananeira verde chama-se akasa. Os grãos cozidos só na água chamam-se egbô.Já o moído e cozido, envolvido em palha de bananeira seca chama-se aberem. Os grãos recheados com cebola, camarão, azeite doce e dendê chamam-se dibô, e os inteiros cozidos com coco e açúcar chamam-se mukunza.
Toda oferenda com milho-branco restitui e redistribui o axé, por ser o grande elemento apaziguador, que arranca a morte, a doença, a pobreza e outras mazelas do seio da vida, tornando-se portanto a comida predileta de todos os orixás.
Asé


0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial