O MISTÉRIO SAGRADO..
Nos dias de hoje percebemos como os ritos sagrados de iniciação vem se perdendo a cada dia.
Um dos mais sagrados é o barué,vejamos o porque:
Òsún recebeu de Obatalá, a ordem de iniciar o primeiro ser humano no culto aos Orixás.
Conta um itan do Odu Oxefun, que certo dia...
Havendo selecionado entre muitos, aquele que viria a ser o primeiro iniciado, Òsún tratou de seguir as orientações fornecidas pelo grande Orixá-Funfun, contando para isto com o auxílio de Elegbara(Exú) e Osanyn, além das orientações de Orunmilá.
Todos os preceitos foram seguidos à risca e era Orunmilá, através da consulta ao oráculo, quem traduzia as orientações emanadas de Obatalá.
Ao fim da cerimônia, verificou-se uma total mudança na personalidade do iniciado que, de pessoa comum, transformou-se num ser excepcional, dotado de profundo sentimento religioso e plena dedicação ao culto para o qual havia sido preparado.
Diante deste fato, Òsún percebendo que jamais seria possível a obtenção de um ser humano de tantas qualidades, intercedeu junto ao Grande Orixá para que o sacerdote fosse preservado do toque de Iku (a morte).
Obatalá , em sua imensa sabedoria, não querendo interferir na lei natural que determina que todos os seres vivos devem um dia ser entregues aos cuidados de Iku, admitiu a possibilidade de eternizar, apenas simbolicamente, aquele a quem foi confiada a propagação de sua própria religião e desta forma, ordenou que sobre sua cabeça fosse colocado o oxú, transformando-o, imediatamente, numa ave a que deu o nome de Etú (galinha d'Angola).
Esse itan nos mostra a dedicação de Iya Òsún sendo a primeira Iyalorisá do candomblé,pois através dela surge a religião que seguimos até hoje.
E é nesse ponto que entendemos que
Como seria possível o verdadeiro transe sem a bênção das águas?
Como é possível uma iniciação de êxito sem ritos que o neófito abandone uma vida para iniciar outra?
Dançamos o Xirê sentido anti-horário para voltar ao passado para ir encontro dos nossos orixás,o barué tendo como meta nos leva a obter o primeiro contato com a natureza,ali é onde tudo começa,ele de um ser humano comum se torna um ser excepcional,onde sua vida mudará e todos seus objetivos ele irá alcançar.
NÃO EXISTE IYAWO SEM VER A AGUA DOCE
Caso isso aconteça,a infelicidade será constante,seja no financeiro,amor,saúde e etc.
Quando o sacerdote se propõe a iniciar um orixá ele tem que ser ciente desse Preceito pois se trata de vida eterna,aquele momento transforma antes e pós morte.
Independente do Orixá,de Exu a Oxalá tem ritos em rio.
Sem as Bençãos da água não há um Ori preparado
.jpg)

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial