Odun & Obrigações
Depois de sua feitura o yawô ainda terá uma longa caminhada de aprendizagem até se tornar um egbome. Todos os anos, após a sua data de renascimento, o yawô terá que renovar os seus laços perante o orixá. Essas obrigações não podem ser adiantadas em nenhuma hipótese porque dizem os mais velhos, que você estará adiantando o seu encontro com Iku.A seguir falaremos um pouco sobre essas obrigações:
☆ ODUN KINI: Nesse primeiro ano de iniciado o yawô reforçará os laços com o seu orixá oferecendo ebós e comidas.
☆ ODUN ITA: Nesse momento o yawô irá pagar seu 3 ano de feito. Nessa obrigação poderá ser oferecido um ebó, comidas e até um animal de 4 patas para o orixá. Poderá se fazer uma festa para que o orixá dê seu rum. Em algumas casas, quando você paga 3 anos o segundo orixá da pessoa vem ao salão dar seu rum e ser apresentado.
☆ ODUN EJÉ: Essa é a tão esperada obrigação de 7 anos, aonde o yawô depois de tanto ouvir e aprender vai se tornar um Egbomi de sua casa ou até mesmo poderá ganhar um Oyê(cargo) para designar. Ele irá ganhar seu deká(cuia que contém objetos sagrados) e agora vai aprender os fundamentos para fundar seu próprio ilê e iniciar seus próprios filhos. Em algumas casas você só poderá fundar o seu ilê após os 14 anos pagos pois durante esse período entre 7/14 anos você não irá mais virar nos orôs e assim irá aprender os fundamentos do ronkó e de todo o ilê.
☆ ODUN IKA: Nessa obrigação de 14 anos o Egbomi irá renovar os seus votos perante aos orixás e vai oferecer ebós e comidas ao ori e ao orixá da sua cabeça.
☆ ODU OKANLELOGUN: Chegamos a última obrigação, a de 21 anos. Nesse momento o Egbomi irá se tornar um Mokotono de santo, um termo que os mais antigos usavam para falar sobre aqueles que são mais velhos e sábios. Um Mokotono tem o respeito de toda a sociedade porque o orixá dele já passou por todos os atos e obrigações.


0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial