Os passos de iniciação nos ile ase
Hoje eu gostaria de dividir com vocês um assunto que gera muitas dúvidas, sobre os significados e simbologia da iniciação (ibèrè orisá).
Ebós
Ancestrais, Esú, Iyámi e demais odú’s e divindades que são necessárias para o bom desenvolvimento material e espiritual do omo-orisá.
Bori
Dar de come a cabeça
Adaiyè (bóloná)
Momento onde a presença do orisá se manifesta em transe, ainda de forma bruta.
Barué
Ritual nas águas, geralmente feito na cachoeira, é composto de banhos, presentes e demais atos para estabelecer um vínculo do filho com a natureza.
Sasániyn
Ou ojo ewè (dia das folhas), momento onde as folhas são encantadas para o processo de iniciação.
Farí (raspar)
Onde o iyáwò é preparado, raspado e recebe as insígnias de seu orisá.
Orò
Sacrifícios são feitos, onde existirá a união entre os três sangues, o dundun, pupa e funfun. E o etá e o èje, ritual das folhas do terceiro dia e do sétimo dia, compõe a complexidade deste ritual.
Perfúré
Serão sete dias de preparo e aprendizado.
Orunkó
Dia do nome, como é popularmente conhecido, onde o iniciado é apresentado a ègbé.
Hún
Após o orunkó, o orisá é devidamente vestido e paramentado para dançar na sala de candomblé.
Erúpin
Também conhecido como “carrego do iyáwò”, é a hora onde tudo aquilo que foi usado e os mistérios do recém-nascido são devolvidos a natureza. Seguido do afesú, orò esé, os demais ebós que são realizados na casa.
Seguindo para os preceitos que correspondem ao processo de vinte e um dias, três meses e um ano.
Lembrando que esse primeiro ano é o tempo de luto e restabelecimento da vida que você enterrou, por isso o iyáwò deve se manter fiel ao preceito, renunciando aos exageros e encarando com seriedade as determinações da casa onde foi iniciado(a).
“Fazer o santo” é um ato de fé, e não adianta vivenciar de qualquer jeito, você precisa entender a seriedade que é nascer para uma família espiritual.
Se iniciar para ter qualquer postura ou piorar como ser humano, achar que é melhor que o outro, com vaidades e indisciplina, melhor continuar Abiyan, tomar ebó, bori, e tudo aquilo que não te dá vínculo iniciático nem compromisso.
Você tem nome e sobrenome, honre com menos palavras e mais ações!


0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial