sábado, 9 de fevereiro de 2013

PRETOS VELHOS ENTIDADES DE MUITA LUZ E SABEDORIA


E muito comum nos terreiros de Umbanda nos depararmos com a figura dos pretos velhos, espiritos esses que do sofrimento passado em suas encarnações voltam ao mundo trazendo uma mensagem de paz, amor, otimismo, e alegria aos seus consulentes.
Mais na verdade quem são essas entidades?

A linha de pretos velhos ou tambem chamada LINHA DE YORIMÁ e uma linha composta por espiritos de antigos escravos africanos, ou seja, homens e mulheres que foram retirados de suas tribos no continente africano, para sem direito algum sofrerem os mais altos tipos de castigos e atribulações que um ser humano pode sofrer. Esses mesmos espiritos atraves de sua crença e fé decidiram em nome de OXALA trazer o consolo e seus ensinamentos a todos que a eles recorrerem, dizem os babalorixas mais antigos que a linha de PRETOS VELHOS são o pau pra toda a obra, ou seja, o conhecimento deles e vasto, ja que tambem são os antigos feiticeiros africanos,os conhecedores dos segredos dos orixas e caboclos.

Quando chegam em um medium eles assumem uma postura de anciões ou seja velhos cansados e que com muita alegria contagiam nossa vida, usam como apetrechos a sacola onde carregam as suas mirongas ou seja seus feitiços, ervas, orações, benzimentos.
Tambem trazem bengalas e chapeus para deixarem bem visiveis a seus consulentes o peso da idade, fumam cachimbo ou cigarros de palha, onde com as fumaças eles limpam seus consulentes e o ambiente das larvas astras pesadas que podem estar pelas proximidades.

Por se tratar de uma linha de Umbanda costumam quando imcorporados em seus mediuns comerem gostam de comidas de seu tempo, ou seja, pratos de seu tempo de vivencia na terra, como feijão mexido, farofas, linguiças, carne de porco, milho, pipoca, rapaduras.
Tambem possuem o habito de beber bebidas forte tipo aguardente ou derivados, aqueles que não bebem tomam café, agua doce com mel de abelhas, vinhos.
Na sua maioria quando encorporados eles permanecem sentados onde conversam dão passes, orientações, fazem suas rezas e mandingas. A figura do preto velho e muito associada a Arruda erva esta que repele todo mal com seu aroma e cheiros fortes. A linha de pretos velhos e uma linha que serve para todos os fins, ja que são os antepassados e aqueles que trouxeram ate nos as suas crenças danças e cultura.

Na linha de pretos velhos encontramos negros escravos de varias nacionalidades africanas, ja que muitas vezes eram roubados de suas tribos e vendidos como animais, para trabalharem sem ganhos, e eram obrigados aos mais altos castigos sua morada era chamada de cenzalas.
Esta e uma linha onde a humildade e um fato pois eles riem brincam e mesmo com lembranças de tantas atroçidades nos ajudam e ensinam a encarar a vida de modo que nos lembram o fato de muitas vezes nos reclamarmos da vida de barriga cheia.
Nesta linha se apresentam de duas formas como antigos plantadores de cafe, cana açucar, garimpeiros, e tambem como as vovós que eram donas de casa, amas, parteiras, lavadeiras e etc...
Comemora-se sua data em todos os terreiros no dia 13 de maio dia em que se deu a abolição da escravatura no brasil. Salve a linha das Almas Salvem os Pretos e Pretas Velhas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial