A Lenda de Obi
OBI - A SEMENTE SAGRADA - ALIMENTO DOS ORIXÁS - REPRESENTANTE DA FÉ
A
Lenda de Obi
As
Riquezas das Culturas das Nações do Candomblé, nos trazem o entendimento de
muita das coisas dentro de nossa Umbanda, entendimento de interligações
vibracionais do Orixás é uma delas, por isso a importância de conhecer a
Mitologia Yorubá. Ter maior respeito pelas Nações.... Somos distintos, mas
somos Irmãos. Somos como dita o
ditado...... Somos líquidos como água e
azeite... Líquidos... Mas não se misturam.
Todos que o tentaram entraram nos conflitos pertinentes. Umbanda é Umbanda, Nações são Nações. Mas Amados Irmãos e Amigos.....
Ancestralidade, ligação com nosso Povo
do Passado não é cortado
com faca.... Pensem nisso sempre
e "RESPEITE E FAÇA-SE RESPEITADO!
Isaias Pintto Hernanndes - Sacerdote da Sagrada Umbanda de Pai Serafim
do Congo, Cacique Pena Branca e Ogum de Ronda
Conhecendo
a Lenda de Obi. ( Obi é uma semente sagrada, ou branca ou avermelhada (Obi
Africano)
"MITOLOGIA
AFRICANA"
Olodunmare
chama os homens para retornarem ao seu lar, porém nem mesmo a morte é capaz de apagar
as lembranças os feitos de grandes homens.
Obi
é um elemento muito importante no culto de Vodun, Orisa e Nkise. A noz de cola,
Obi, é o símbolo da oração no céu.
...
É um alimento básico, e toda vez que é oferecido, o seu consumo é sempre
precedido por preces.
Foi
Orunmila quem revelou como a noz de cola foi criada.
Quando
Olodunmare descobriu que as divindades estavam lutando umas contra as outras,
antes de ficar claro que Esu era o responsável por isso, Ele decidiu convidar
as quatro mais moderadas divindades (Paz, a Prosperidade, a Concórdia e Aiye, a
única divindade feminina presente), para entrarem em acordo sobre a situação.
Eles
deliberaram longamente sobre o motivo de os mais jovens não mais respeitarem os
mais velhos, como ordenado pelo Deus Supremo.
Todos
começaram então a rezar pelo retorno da unanimidade e equilíbrio. Enquanto
estavam rezando pela restauração da harmonia, Olodunmare abriu e fechou sua mão
direita apanhando o ar.
Em
seguida abriu e fechou sua mão esquerda, de novo apanhando o ar.
Após
isso, Ele foi para fora, mantendo Suas mãos fechadas e plantou o conteúdo das
duas mãos no chão.
Suas
mãos haviam apanhado no ar as orações e Ele as plantou. No dia seguinte, uma
árvore havia crescido no lugar onde Deus havia plantado as orações que Ele
apanhara no ar.
Ela
rapidamente cresceu, floresceu e deu frutos.
Quando
as frutas amadureceram para colheita, começaram a cair no solo.
Aiye
pegou-as e as levou para Olodunmare,e Ele disse a ela para que fosse e
preparasse as frutas do jeito que mais lhe agradasse.
Primeiro,
ela tostou as frutas, e elas mudaram sua textura, o que as deixou com gosto
ruim.
No
outro dia, Ela pegou mais frutas e as cozinhou, e elas mudaram de cor e não
podiam ser comidas. Enquanto isso, outros foram fazendo tentativas, no entanto
todas foram mal sucedidas.
Foram
então até Olodunmare para dizer que a missão de descobrir como preparar as
nozes era impossível.
Quando
ninguém sabia o que fazer, Elenini, a divindade do Obstáculo, se apresentou
como voluntária para guardar as frutas.
Todas
as frutas colhidas foram então dadas a ela. Elenini então partiu a cápsula,
limpou e lavou as nozes e as guardou com as folhas para que ficassem frescas
por catorze dias.
Depois,
ela começou a comer as nozes cruas.
Ela
esperou mais catorze dias e depois disso percebeu que as nozes estavam
vigorosas e frescas.
Após
isso, ela levou as frutas para Olodunmare e disse a todos que o produto das
preces, Obi, podia ser ingerido cru sem nenhum perigo.
Deus
então decretou que, já que tinha sido Elenini, a mais velha divindade em Sua
casa quem conseguiu descodificar o segredo do produto das orações, as nozes
deveriam ser dali por diante, não somente um alimento do céu, mas também, onde
fossem apresentadas, deveriam ser sempre oferecidas primeiro ao mais velho
sentado no meio do grupo, e seu consumo deveria ser sempre precedido por
preces.
Olodunmare
também proclamou que, como um símbolo da prece, a árvore somente cresceria em
lugares onde as pessoas respeitassem os mais velhos.
Naquela
reunião do Conselho Divino, a primeira noz de cola foi partida pelo Próprio
Olodunmare e tinha duas peças.
Ele
pegou uma e deu a outra para Elenini, a mais antiga divindade presente. A
próxima noz de cola tinha três peças, as quais representavam as três divindades
masculinas que disseram as orações que fizeram nascer a árvore da noz de cola.
A
próxima tinha quatro peças e incluía assim Aiye, a única mulher que estava
presente na cerimónia.
A
próxima tinha cinco peças e incluiu Orisa-Nla.
A
próxima tinha seis peças representando a harmonia, o desejo das orações
divinas.
A
noz de cola com seis peças foi então dividida e distribuída entre todos no
Conselho.
Aiye
então levou a noz de cola para a Terra, onde sua presença é marcada por preces
e onde ela só germina e floresce em comunidades humanas onde existe respeito
pelos mais velhos, pelos ancestrais e onde a tradição é glorificada.
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LENDA
DE OBÍEra uma vez um belo rapaz, forte e saudável, cujo nome era Obi, seu
trabalho era levar os recados dos homens, para os Orixás.
Toda
vez que um homem precisava fazer uma oferenda a uma divindade,ele deveria falar
no ouvido de Obi todas as suas orações, pedidos e lamentações, e este, por sua
vez, transmitiria os recados e traria uma resposta daquela divindade.
Com
o tempo, Obi passou a ser mais requisitado pelos seus trabalhos, pois com sua
ajuda tudo se tornara mais fácil, a resposta era imediata. Isso foi fazendo com
que Obi ficasse muito orgulhoso e envaidecido, passando a cobrar preços cada
vez mais altos pelos seus serviços, acumulando assim, muitas riquezas.
Obi
sentia-se livre para agir desta forma, andava pelas ruas sem falsa modéstia,
dizendo o quanto as pessoas precisavam de seus favores.
O
tempo foi passando e a situação chegou a tal ponto, que Exu ficou incomodado
com as atitudes de Obi.
Exu,
que caminha entre o céu e a terra com muita facilidade, foi falar com Olodumare
(o Deus Supremo), relatando tudo o que estava acontecendo na terra,
especialmente o comportamento de Obi.
Olodumare
ficou muito triste com o que Obi estava fazendo e tomou uma decisão, ir
pessoalmente a casa de Obi , falar com ele, e ver quais seriam seus argumentos.
O
Deus Supremo, que nunca havia saído do céu anteriormente, seguiu em direção a
casa de Obi, lá chegando, bateu na porta, e Obi foi atender, sem imaginar quem
poderia estar do lado de fora, ao abrir a porta, tão grande foi seu susto, que
caiu de costas no chão imobilizado, foi quando Olodumare disse a ele:
"tanto foi o teu orgulho e vaidade que vim pessoalmente a sua casa para
falar de minha tristeza, como reparação de seus erros, a partir de hoje nunca
mais falará de pé, toda vez alguém precisar de teu trabalho é no chão que
deverá te invocar,esse será o teu castigo para sempre".
E
até hoje é assim que consultamos Obi, no chão.
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