segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A DIFERENÇA ENTRE SANGÔ E AYRÁ






Sangô foi o 4º (quarto) alafin (rei) de Oyó capital política da Nigéria antiga, cidade império do mundo político yorubá.
Reinou sobre esta cidade e recebendo o título de obá (alafin), ou seja, rei e solidificou culto próprio obteve 3 (três) esposas: Obá, Osun e Oyà.
Tudo para Sangô é feito em cobre e sua gamela redonda também na cor escura e até a forma de amalá (comida do orisà feita à base de quiabo) é feito de uma forma diferenciada.
Existindo 12 qualidades de Sangô conhecidas no Brasil
Então Sangô fundou uma nação e reinou sobre um povo introduzindo o fogo junto aos homens Sangô é rei, o rei do candomblé Obanisé Kao Kabiesile!(saudação a Sangô)

Já Ayrá, é um orisá da família de Sangô, porém não reinou e nem conquistou nenhuma cidade sendo um dos ministros de Sangô. Na realidade um criado imediato líder das tropas de Sangô que veste somente branco por estar ligada a arte militar (Oshoguian o dono da guerra) e a Osalá.
Suas ferramentas são todas em branco e prata e seus fios ao invés do marrom e branco de Sangô, são vermelho e branco sendo uma alusão ao fogo que ele mesmo representa. Tudo para Ayrá é branco em todas as qualidades. O amalá também não leva epo (poupa azeite de dendê) e Ayrá não usa coroa.
Sendo mais ativo e mais bravo que Sangô e representa o fogo em estado puro, também tem seu culto próprio. A saudação para Ayrá é: Ayrá Ponon Opukodê! assim ele ficara muito feliz
Ayrá em vez de usar dois oxês (machados na mão) em uma das mãos ele tem uma chave ao qual regula o tempo e todas as coisas de Sangô e quando ele fecha nada abre ai esta a diferença entre Ayrá e Sangô
Ayrá Ponon Opukodê Asé!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial