REVISTA CARAS EM 2011

Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

"Cavalo de Santo- Religiões afro-gaúchas"

Livro "Cavalo de Santo- Religiões afro-gaúchas" 
da fotógrafa Mirian Fichtner


Maravilhoso trabalho!



A obra fotográfica é resultado de minuciosa pesquisa de campo, de mais de 4 anos, que teve origem na constatação do IBGE, no censo de 2000, de que o Rio Grande do Sul é o estado que concentra, proporcionalmente, o maior número de adeptos declarados, bem como terreiros, de religiões africanas no Brasil.

O projeto já rendeu uma exposição em 2008, que esteve em cartaz no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. Para realizar o trabalho, Mirian contou com o apoio do jornalista e produtor cultural Carlos Caramez e do antropólogo Ari Pedro Oro, um dos maiores especialistas em religiões do país.

Através de fotos, a autora revela a singularidade, a força e a dimensão social e humana de práticas populares quase invisíveis no Estado, trazendo para o centro da cena a cultura das religiões de matriz africana em terras gaúchas. Destaca a pujança e a beleza de rituais e festas, assim como os seus principais personagens e as inúmeras vertentes das manifestações de fé: o batuque, a umbanda e a linha cruzada. Com a proposta de traduzir visualmente um dos mais emblemáticos fundamentos dessas religiões, a união do belo e do sagrado, Mirian mergulhou nessa realidade e testemunhou rituais nunca antes registrados por uma câmera fotográfica.

- Fotografei pais e mães-de-santo com mais de 50 anos de feitura e encontrei um povo de religião orgulhoso de sua fé e da sua cultura. Gente guerreira, incansável no trabalho diário de materializar rituais, preparar oferendas, festas, atender pessoas e manter esta cultura ancestral viva -ressalta Mirian que, entre 2006 e 2010, pesquisou cem terreiros, visitou mais de 30 casas e escolheu 13 para documentar, produzindo mais de 10.000 fotos.

Com destaque para o aspecto plástico, a força das cores, da poesia e da fé, o livro tem tratamento de arte, capa dura, no formato 28cmX28cm, em 5 cores, 168 páginas, com 153 fotos e textos bilíngües (português-inglês).













































Fontes: 

Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis