REVISTA CARAS EM 2011

Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis

sábado, 14 de novembro de 2015

Os significados das Estrelas


Como uma luz brilha na escuridão, a estrela freqüentemente é considerada um símbolo de verdade, do espírito e de esperança.

Sua natureza noturna dirige as estrelas a representar a luta contra as forças da escuridão e o desconhecido, como sugerido pelo uso de Carl Jung do Mithraismo, dizendo - "sou uma estrela que vai contigo em brilhos para fora das profundezas". Enquanto a multiplicidade de estrelas pode ter as associações de desintegração, sua natureza fixa traz conotações de ordem e destino. A Estrela é o 17 dos Pontos da Viagem Interior e é um cartão de esperança e esotéricamente, o unir do espírito com a mediação da alma.


A Viagem Interior

Focalize sua consciência para o Céu,
o Céu Infinito,
cheio de estrelas,
a consciência que você é,
infinita,
onde se movimentam as galáxias,
a consciência infinita que você é.
Você é o espectador, não o espetáculo.
Nada pode atingir nem afetar você, nada.
Lembre-se, lembre-se,
você é consciente das suas roupas,
você não é suas roupas,
você é consciente do seu corpo físico,
você não é seu corpo físico, mas a consciência desse corpo físico.
Você não é o que você percebe,
você é a consciência que percebe.
Você é uma consciência sem limites, infinita, livre,
você é como o Céu, como esse vazio que contem as estrelas.
A consciência que você é
contem as galáxias, e os segredos das galáxias.
No céu do seu mundo interior gravitam as galáxias
e os conhecimentos do Universo.
Lembre-se, lembre-se
dum progresso que você deseja.
Com o fogo delicioso do desejo,
com o fogo alquímico do seu desejo
já você esta dando uma alma ao seu projeto.
É um fogo que vem do Infinito,
vem do Infinito que você é,
vem desse fogo de que as estrelas são feitas.
Com a facilidade natural do Infinito
já seu mundo profundo entra em movimento
para materializar o encanto,
materializar as circunstâncias,
materializar como é natural.
Da altura das Estrelas,
você olha sua vida atual,
você olha sua vida de agora,
deixando a inspiração,
deixando uma nova visão inspirar sua vida de agora.



Quase todas as religiões do mundo se utilizam de estrelas. Para representar a Quando uma estrela individual é empregada como um símbolo esotérico, seu significado depende do número e às vezes da orientação de seus pontos. Os significados de uma variedade de símbolos de estrela estão disponíveis abaixo.
O pentagrama é um símbolo poderoso de proteção e equilíbrio, mostrado aqui em sua forma elementar com o quinto elemento do Espírito tomando seu lugar adequado acima dos quatro elementos.
Desde os primórdios da humanidade, o ser humano sempre se sentiu envolto por forças superiores e trocas energéticas que nem sempre soube identificar.
Sujeito a perigos e riscos, teve a necessidade de captar forças benéficas para se proteger de seus inimigos e das vibrações maléficas. Foi em busca de imagens, objetos, e criou símbolos para poder entrar em sintonia com energias superiores e ir ao encontro de alguma forma de proteção.
Dentre estes inúmeros símbolos criados pelo homem, se destaca o pentagrama, que evoca uma simbologia múltipla, sempre fundamentada no número 5, que exprime a união dos desiguais. As cinco pontas do pentagrama põem em acordo, numa união fecunda, o 3, que significa o principio masculino, e o 2, que corresponde ao princípio feminino.





Ele simboliza, então, o andrógino.


O pentagrama sempre esteve associado com o mistério e a magia. Ele é a forma mais simples de estrela, que deve ser traçada com uma única linha, sendo conseqüentemente chamado de "Laço Infinito". 


A estrela de Davi é um símbolo real, um selo de realeza representativo do reinado de davi. O nome davi em hebraico é composto de três letras na seguinte ordem: Dálet-Vav. Dálet. No hebraico antigo, a letra Dálet tinha a forma semelhante a um triângulo com vértice para cima.


O hexagrama é um símbolo potente da interação do espiritual com o mortal, de deus com a raça humana. O hexagrama é formado unindo-se o Triângulo da Água com o Triângulo do Fogo, formando a estrela de seis pontas, também conhecida como selo de salomão. Esse símbolo é uma imitação da Estrela de davi, o símbolo nacional de Israel. A diferença é que esse selo ocultista é formado por dois triângulos entrelaçados, enquanto que, na estrela de davi, um triângulo sobrepõe o outro.
Estrela de seis pontas formada por dois triângulos eqüiláteros, dos quais um está com a ponta para cima e o outro invertido, o hexagrama constitui um dos símbolos mais universais em todo o Mundo, tendo pertencido às tradições centro-americanas, hindus e à simbologia hebraica, cristã e muçulmana.
Os cabalistas judeus medievais terão eventualmente introduzido este símbolo por influência oriental embora haja uma tradição hebraica que tem o hexagrama como um dos símbolos inscritos na "Arca da Aliança". O hexagrama, como símbolo alquímico, tem o significado de álcool, a "água de fogo", dado que pelas suas características associava a junção dos dois elementos numa única substância. Os feiticeiros medievais acreditavam que o hexagrama era um símbolo protetor, como todos os desenhos de linhas entrelaçadas e sem intervalos ou intersecções por onde pudessem entrar más influências. Estes símbolos eram desenhados no chão para delimitar uma zona protegida onde os rituais eram executados. Como o hexagrama clássico tem dois triângulos que, embora entrelaçados, não comunicam entre si, os feiticeiros inventaram o hexagrama mágico, formado por uma única linha ininterrupta que liga os seis pontos do hexagrama.




A tradição hindu vê neste símbolo, que nesta cultura tem o nome de Iantra, a representação da união de Kali e Shiva, na junção dos dois triângulos, a fusão do masculino e do feminino e conseqüentemente dos elementos fogo e água. O hexagrama foi assim associado à fecundidade e à criação primordial, a união dos princípios feminino e masculino que deram origem ao Universo. Nas culturas pré-colombianas da América Central, a estrela de seis pontas estava associada ao Sol e aos seus raios benéficos de vida.






Na China, o hexagrama corresponde a símbolos completamente diferentes da "estrela de seis pontas" e estão reunidos no Livro das Mutações, ou I Ching. O hexagrama chinês é composto por variações de seis traços que podem ser contínuos ou descontínuos, representando, respectivamente, o elemento masculino Yang ou o elemento feminino Yin.

 

O septagrama ou estrela sete pontas é um símbolo de integração e o místico devido a seus elos com o número sete.


É associado com as sete planetas da astrologia clássica e a outros sistemas de sete, tal como o chacras do Hinduismo.



O número 7 é um número integrador, o qual representa a ordem hierárquica do pensamento místico.



Sete dias da semana, sete cores do Arco-íris e as sete notas musicais distintas em uma escala diatônica.


 

O octagrama ou estrela oito-pontas é um símbolo de plenitude e regeneração, e é ligado a sistemas de oito pontas tal como trigramas do I Ching, a roda pagã do ano e o "Ogdoad" do Egito antigo.




Os oitos Trigramas, base do sistema de adivinhação do I-Ching, foram criados observando as quebraduras sobre uma carapaça de tartaruga e simbolizando as oito forças primordiais do Universo. Combinadas em 64 hexagramas, representam as conseqüências da interação destas forças uma com a outra.


 

O nonagrama ou estrela nove-pontas é um símbolo de realização e de estabilidade, embora isto seja uma estabilidade que o assunto é mudar. Também pode ser relacionado a sistemas de nove pontas, tal como o nove kanji taoísta (centros mediúnicos) que são semelhantes ao chacras do Hinduismo. 



Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis