quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O que significa ajayô?



https://i.ytimg.com/vi/ZpVqJEH-vzA/hqdefault.jpg

Sabe o que significa “ajayô”? Não? E “the votante”? Boiou de novo? Você pode até não saber o que significam essas palavras, mas, com certeza, já ouviu Carlinhos Brown dizer uma delas durante o The Voice Brasil.
http://images.virgula.uol.com.br/2014/12/Sem-T%C3%ADtulo2.jpg

Ajayô – expressão “yorubaiana”, segundo Brown, e significa que a paz se faça presente entre nós.

“AJAYô :Significa sopro de saudação a Oxalá.”
Oxalá é o Orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. Apresenta-se de duas maneiras: No candomblé, este é representado material e imaterialmente pelo assentamento sagrado denominado igba oxala.
Os símbolos do primeiro são uma idá (espada), “mão de pilão” e um escudo; o símbolo do segundo é uma espécie de cajado em metal, chamado opaxorô.
A cor de Oxaguiam é o branco levemente mesclado com azul; a de Oxalufam é somente branco. O dia consagrado para ambos é a sexta-feira.
Sua saudação é ÈPA BÀBÁ! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do panteão africano. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana. É calmo, sereno, pacificador; é o criador e, portanto, é respeitado por todos os Orixás e todas as nações. A Oxalá pertencem os olhos que vêem tudo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial