quinta-feira, 14 de julho de 2016

O Que É QUIZILA: Ewó “Não Pode”


O que é a quizila (ewó), é uma forma de reação negativa que atinge as pessoas, quer seja fisicamente, causando algum mal estar, ou, na vida pessoal gerando algum "atrapalho" ou perda; e, acontece quando comemos ou fazemos algo que não devemos; todos os orixás tem suas quizilas, e como filhos devemos respeitá-las, por exemplo: não devemos comer determinadas comidas, que são oferecidas aos orixás, e é muito comum escutar dentro de uma casa de santo (candomblé) que aquilo é Ewó (não pode, ou restrições), pelo fato que, quando oferecemos à eles esta comida, eles "transformam" as energias daquela comida, em energia positiva para nós, das quais estamos precisando constantemente, portanto é comida do orixá, não nossa.

A Quizila

A quizila, em alguns casos, é como se fosse uma "alergia" natural, que comemos alguma coisa, e imediatamente temos uma reação alérgica, porém a mais perigosa é aquela que não sentimos de imediato alguma reação, o que erradamente leva alguns filhos de santo, usarem, um sistema, Ah! Eu comi, não fez mal, não terá problema, aí é que se enganam, pois a reação virá quando menos esperam, atingindo de alguma outra forma.

Os iniciados (elegun – feitos de santo) sabem o que devem respeitar, se não o fazem é por serem descompreendidos, evidente que há casos de desconhecimento, por uma má iniciação, e muito mais valor terá, se gostarmos daquilo que não podemos, pois é muito fácil se evitar, o que não gostamos. As proibições mais comuns, são com relação a determinadas comidas, temperos, folhas, bebidas, cores.

Vale observar que algumas quisila são apenas para os recén iniciados (Yawos), que no caso deixando o mesmo de ser e atingindo uma hierarquia superior (Egbomi – aquele que possui 7 anos pago, ou tomou obrigação) deixará de ter algumas quizilas, entretanto, não será nada absoluto, devendo o filho de santo se reportar ao Babalorixá,Yalorixá para se certificar se realmente não existe mais Ewó (não pode) sobre aquilo que antes lhe afetava.