MPORTANCIA DO INHAME NAS CASAS DE AXÉ porque o azul em Oxaguia e branco em Ogum
Oxaguia e branco em Ogum
Muita gente não crê em itan é só comenta sobre eles quando lhe convém ou favorece em alguma situação de superioridade e êxito do orixá da pessoa que o conta, como diz o ditado quem conta um conto almenta um tanto, mas esse costume de se exaltar pela vitoria relatada no itan para menospresar alguém tem que ser extinto, isso é um ponto de vista meu, e é com um itan que começo a falar nessa junção de informações sobre o inhame ou cará conhecido como isú, seu nome em Yorubá.
ITAN: O PORQUÊ OGUM COME INHAME
Oxaguiã, rei Ejigbojo ( Elejigbojo ), chamado “Orixá comedor de inhame
pilado”, inventou o pilão para saborear mais facilmente seus prediletos inhames.
Todo o povo de seu reino adotou sua preferência. E tanto que se comia inhame que não se dava conta de plantá-lo. E assim, grande fome se abateu sobre o povo de Oxaguiã.
Oxaguiã foi consultar Exú, que o mandou fazer sacrifícios e procurar o ferreiro
Ogun, que na época vivia em Ipexá. O que podia fazer Ogun para que o povo de
Ejigbô tivesse mais inhame ?
Ogun pediu sacrifícios e logo deu a solução. Em sua forja, Ogun fez ferramentas de ferro, fez enxada, enxadão, foice, pá, ancinho, martelo e o arado. “Leve isso
a seu povo, Ejigbô, e o trabalho na plantação vai ser mais fácil. Vão colher
muitos inhames, mais do que plantar com as mãos”, disse Ogun.
E assim foi feito, nunca se colheu tanto inhame, e a fome acabou. Agradecido a
Ogun o povo realizou uma grande festa em sua homenagem, ofereceram a ele um grande banquete de inhames feijão regado no azeite, caracóis e etc.
pilado”, inventou o pilão para saborear mais facilmente seus prediletos inhames.
Todo o povo de seu reino adotou sua preferência. E tanto que se comia inhame que não se dava conta de plantá-lo. E assim, grande fome se abateu sobre o povo de Oxaguiã.
Oxaguiã foi consultar Exú, que o mandou fazer sacrifícios e procurar o ferreiro
Ogun, que na época vivia em Ipexá. O que podia fazer Ogun para que o povo de
Ejigbô tivesse mais inhame ?
Ogun pediu sacrifícios e logo deu a solução. Em sua forja, Ogun fez ferramentas de ferro, fez enxada, enxadão, foice, pá, ancinho, martelo e o arado. “Leve isso
a seu povo, Ejigbô, e o trabalho na plantação vai ser mais fácil. Vão colher
muitos inhames, mais do que plantar com as mãos”, disse Ogun.
E assim foi feito, nunca se colheu tanto inhame, e a fome acabou. Agradecido a
Ogun o povo realizou uma grande festa em sua homenagem, ofereceram a ele um grande banquete de inhames feijão regado no azeite, caracóis e etc.
Ogun disse a Oxaguiã: - Na casa todos se vestem de branco, vou me vestir de
branco para receber as oferendas, e a partir de hoje, o inhame será meu alimento preferido.
branco para receber as oferendas, e a partir de hoje, o inhame será meu alimento preferido.
Oxaguiã disse a Ogun: - Meu povo nunca há de esquecer sua dádiva, dê – me um
laço de seu abadá azul para que eu possa usar em minhas roupas brancas.
laço de seu abadá azul para que eu possa usar em minhas roupas brancas.
Vamos para sempre nos lembrar de Ogun.
O Itan nos revela porque do inhame ser um dos alimentos que não pode faltar nas oferendas a Ogun e nos revela também, porque Oxaguiã usa o azul
nas suas contas.
nas suas contas.
Na África o inhame se tornava o pão de todos os dias , já no novo mundo foi
substituído pela mandioca onde tem uma grande função dentro da casa de santo.
substituído pela mandioca onde tem uma grande função dentro da casa de santo.
Na hora de fazer a farofa de exu , e as bolas para egun entre outras comidas de santo.
O inhame pertence a Ogun, Oxoguiã, Orumila entra em ebós ajé e Exu, e nos ebós odu de Ejionile, alafia, Ofum, e de certa forma Oxum também comunga do inhame em seu ipete.
Para o povo de axé existem o inhame macho e o fêmea.
Para o povo de axé existem o inhame macho e o fêmea.
-O macho costuma ter formato fálico (cará) e é consagrado a Ogun e a outros orixás que também o aceita.
-O fêmea arredondado (inhame) e é oferecido à Oxoguian e este é seu oficial. Quando cozido e utilizado como massa ou em bolas tem a função de amolecer, placar, estabilizar, amaciar tanto situações desfavoráveis, quanto pessoas. Também faz referências à cultura subsistência, ao trabalho e à alimentação de cada dia. Poucos sabem mas a quizila maior de Oxoguiã e dos outros orixás fun-fun são os inhames velhos.
-Da água do cozimento dos inhame pode se fazer um banho de descarrego para filhos de Oxoguiãn.
-Da casca seca e pilada pode se fazer um atin que atrai boas energias .
-Uma raiz colocada em casa ou em um comércio afasta energia negativa e traz boa sorte.
-O fêmea arredondado (inhame) e é oferecido à Oxoguian e este é seu oficial. Quando cozido e utilizado como massa ou em bolas tem a função de amolecer, placar, estabilizar, amaciar tanto situações desfavoráveis, quanto pessoas. Também faz referências à cultura subsistência, ao trabalho e à alimentação de cada dia. Poucos sabem mas a quizila maior de Oxoguiã e dos outros orixás fun-fun são os inhames velhos.
-Da água do cozimento dos inhame pode se fazer um banho de descarrego para filhos de Oxoguiãn.
-Da casca seca e pilada pode se fazer um atin que atrai boas energias .
-Uma raiz colocada em casa ou em um comércio afasta energia negativa e traz boa sorte.
Que Ogum e Oxoguian sejam sempre por nós.
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