sexta-feira, 21 de agosto de 2020

SASANHA (CANTAR FOLHA)















Uma casa de candomblé, um dos elementos principais e que requer grande sabedoria são as folhas.

As folhas quando chegam na casa devem primeiramente descansar por algum tempo, depois devem ser bem lavadas, são colocadas sobre a ení (estei…ra) para que o Babalorixá ou Iyalorixá possa rezá-las com cântigas das folhas ou de cada fôlha especificamente. O Bàbá ou Ìyá abrirá um Obí, confirmará as folhas escolhidas, mastigará o obí espargindo-os sobre as folhas com seu hálito, sua saliva, seu axé, suas palavras mágicas, para logo depois soltar as folhas para macerar. Vale ressaltar que após a masseração, o banho descansa um pouco e o que sobrou do banho, já cuado, irá para o ojúbo de Òsanyìn da casa, e todos igbá Orixás pertinentes a pessoa. Todas as obrigações, além da iniciação, em que tiver sacrifício de animais serão sempre precedidos dessa liturgia sagrada sendo um orô obrigatório, sempre com louvação a Pai Òsányìn, no qual chamamos comumente de Sasányìn ou seja Asá Òsányìn. “Korin Ewé”, isto é, cantar Folhas em louvar a Òsányìn, aos Bàbás, Ìyás, ancestrais, aos ègbóns, sua raiz e àse, Ogans e Ekedis, aos Orixás e ojubós da casa, a Òrúnmìlà e por fim a Òsàlá. O primeiro korín ewé entoado é o Pèrègún ou o Akokô, consideradas as primeiras folhas ou as folha ancestralizada e mais velha: asà o, erù ejé.
“Pèrègún àlàxó titun ô
Pérègún àlà titun
Bàbá pèrègún àlà o merin
Pèrègún àlàxó titun ô”
Airokò akokoô Aráwyé aguésemin
àlàdó igue igue akokoô, aráibóbó odédeban.
Ara odédeban, Ara odédeban
Aráibóbó Ará odédeban.Sem esse entendimento não haverá a presença do Orixá, o velho provérbio das casas diz: Kó sí ewé, kó sí Orixá! (Sem folha não há Orixá).
Finaliza-se o culto com os cântigos das três águas, o omièrò de àse, reverenciando o Màrìwò e Òsányìn.
“Biribiri bí ti màrìwò
jé òsányìn málé ê màrìwò
Biribiri bí tí màrìwò
Bá wa t’órò wa se màrìwò”.
Só Òsányìn conhece os segredos das folhas, só os ofós entuado pelo Olosányìn, Babalosáyìn, o próprio Babalorixá ou Iyalorixá cumprirá a função de despertar o seu poder e força, realizando assim o grande AWO (segredo e mistério), não podendo delegar esta função a nehum outro filho; o ejé verde é fundamental em toda liturgia.

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