sábado, 26 de março de 2022

Pombo Gira da Praia










“Conta a lenda que Pomba Gira da Praia, foi uma linda jovem caiçara (Caiçara é uma palavra de origem tupi, que se referia aos habitantes das zonas litorâneas. As comunidades caiçaras surgiram a partir do sec. XVI, com a mistura de brancos e índios.)

Um dia, durante um passeio pela praia, se apaixonou por um jovem marinheiro. O jovem procurou os pais da moça, pois queria desposá-la. Marcado o dia do casamento para algumas semanas, o jovem foi chamado ao navio para uma missão em alto mar. Ao se despedir de sua amada, a olhou nos olhos e disse que a amava, e essa prometeu espera-lo todos os dias no cais até que voltasse.
Todos os dias subsequentes, a jovem o esperava como havia prometido. Passando semanas e meses, um navio desembarcava na praia, e a jovem moça correu até o encontro dos marinheiros que ali estavam, ao perguntar a um dos jovens que descia do navio sobre o paradeiro de seu amado, soube que o navio que ele embarcará havia naufragado e que não houvera sobreviventes.
A linda moça com seu coração apaixonado e partido, não acreditou na história e jurou que esperaria seu amado pelo resto de seus dias. Assim, a moça, ficou conhecida como Morena da Praia, pois sentava-se no cais todos os dias esperando a volta de seu amado.” em uma noite de lua cheia ela se senta em uma das pedras da praia , viu seu amado dentro da agua dizendo eu nunca te esquecerei meu amor por vc será eterno, assim ele virou as costas e foi andando para o fundo como se estive-se caminhando por cima da agua, ela entrou na praia e foi atrás dele e de repente ele sumiu nesse momento ela foi entrando pro fundo, ate que tinha um buraco e ela afundou e começou a beber agua , seu amado quando volto para ajuda-la infelizmente ela ja tinha morrido.. ele ficou triste de não ter chegado a tempo, quando olhou para o lado viu a alma da sua amada e assim ela disse não se procure amor agora poderemos ser feliz foi bom saber que existe vida após a morte !
As Pombas Giras que trabalham nessa linha são guardiãs do amor sincero. Sua cor é o azul, sua flor favorita é o jasmim, sua bebida é o vinho suave (doce). São extremamente discretas, e se ocultam atrás de seus capuzes e mantos. Elas são enigmáticas, suaves, mas imponentes, suas vozes trazem uma firmeza e seus sorrisos são algo fascinante!

Ponto Cantado

Numa noite linda, eu fui à beira da praia,
Para mulher da praia, flores eu fui levar,
O mar estava calmo, e eu senti seu perfume ao vento,
E levei ao meu pensamento, e comecei a cantar,
Morena da praia, não tire seus olhos do mar
Espera morena, espera, que seu homem irá voltar
Ele foi para longe, foi navegar espera morena,
Espera que seu homem irá voltar.

Laroyê Pombo Gira da Praia

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial