segunda-feira, 18 de julho de 2022

QUANDO EXU TESTOU ORUNMILA POR ORDEM DE OLOFIN


Orunmila estava passando necessidades e ninguém ia à sua casa.Um dia ele se mirou e lhe veio este ifá que lhe marcou ebó com frango, duas galinhas, dinheiro e que o dinheiro fosse distribuído a todos que pedissem esmolas. Orunmila fez o ebó e depois saiu à rua, um homem lhe pediu esmola, ele deu, e assim sucessivamente até ficar sem dinheiro.
Depois se encontrou com outro homem que lhe pediu esmola e Orunmila respondeu: desculpe amigo, já não tenho mais dinheiro. Distribui tudo a outros que vieram antes de ti, e o pedinte, que era Eleguá, lhe disse: eu sei, era eu que em diferentes formas apareci pra você lhe pedindo. Há pessoas que dizem que você é um pão duro e Olofin ordenou que lhe testasse. O que dizem isso o fazem por inveja e você provou ter bom coração. Volte para sua casa que há pessoas lhe aguardando e de agora em diante eu sempre estarei ao seu lado.
---------------
Percebe-se neste PATAKIN do odu Ojuani Yekun, o poder que têm a inveja e a maledicência. Orunmila vivía a vida dele desempenhando seu papel sem se envolver com ninguém. Isso foi o suficiente para que fossem criadas fofocas que chegaram até Olofin.
Testado por EXU, Orunmila não se desviou nunca do que Ifá lhe determinou. Se ele estava passando necessidades, é de se supor que ele tivesse pouco dinheiro pra dispor. Mas se Ifá mandou ele dar esmolas, ele foi e deu. Isso se confirma, pois logo o dinheiro acaba, quando ele se desculpa com Eleguá disfarçado como o último pedinte.
Esse caminho nos deixa vários ensinamentos:
- O primeiro é a fé. Não se deixar abater mesmo diante das dificuldades mais extremas;
- A obediência ao que se crê pois de nada adianta professar uma fé e não obedecer seus ditames;
- A caridade como prática, pois muitas vezes somos testados pra saber o que se passa em nosso coração e se nossa prática condiz com o nosso discurso;
- Por fim, que a inveja e a maledicência sempre atingirão aqueles que vivem suas vidas e não fazem parte de grupos ou panelas.
Ashe tò Iban Eshu.
Iboru, Iboya, Ibosheshe!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial