Aboru aboye pessoal do Akoda !!
Hoje traço para vocês um exemplo do idioma poético e esotérico dentro da cultura Yorùbá..
Com certeza muitos de vocês já escutaram a frase de Omi tútù, Ilé tútù, etc..
Pois é, sempre na cultura Yorùbá, as expressões que saim pela boca detém um simbolismo esotérico e espiritual.
Um erro frequente é tomar informações de forma literal, por isso, sempre recomendo estudar a cultura em seu conjunto e não só a parte litúrgica, isto fará com que você não fique só levitando num elo de simplicidade e superficialidade.
A máxima de Ilé tútù, ọ̀nà tútù, pode ser traducido como terra fresca , caminho fresco, porém seu significado metafórico vai muito além, vejamos o seguinte exemplo:
Ilé tútù
Ọ̀nà tútù
Tútù là rọ̀ ìdẹ̀,
Tútù là rọ̀ bàbá.
Ilé olúwẹri kì í gbóná,
Òtútù kì í mú ẹja.
Agbámi ayé kìí yóò gbé wa lọ.
Ìran òdò kì í dá nìkan lógba.
Com frieza é fundido o bronce
Com frieza é que se conhece um ancião
A casa de Olúwẹri nunca está quente
A frieza não agrede o peixe
A água primordial da vida nunca nós levará
A correnteza do rio nunca percorre o caminho sozinha.
Frieza (tútù) simboliza paz interior, temperança e equilíbrio, na espiritualidade Yorùbá , dizemos que sem tútù não há sucesso, pois o calor (gbóná) representa a raiva, a falta de sabiduría e o impulso sem Control, e isto leva ao fracasso.
O bronze (ìdẹ̀) e o Ancião (aqueles que chamamos de Bàbá) representam aquilo que parece duro ou difícil de manusear, saber fundir o bronce é ter as condições de obter riqueza e prosperidade, saber lidar com os anciãos é a chave para se tornar um.
Somente com serenidade a dureza pode ser suavizada e somente com respeito a orientação dos mais velhos pode ser obtida.
A casa com água representa o ser humano com paciência e recursos interiores: quem é calmo nunca se desespera nem se esgota diante das dificuldades.
O peixe em água fria ensina que cada ser tem sua própria natureza e que o que pode parecer difícil para os outros pode ser natural e suportável para si mesmo.
A água primordial da vida simboliza a vida mesma, com seus misterios, impedimentos, virtudes e inclemencias, o ensinamento é que, se alguém cultivar a frescura espiritual, o mundo não será capaz de arrastá-lo para baixo.
A correnteza do rio representa o coletivo e o fluxo da existência, coisas acontecem por ações e ninguém é autosuficiente, ninguém está sozinho; há sempre forças visíveis e invisíveis nos acompanhando.
A próxima vez que você beba um copo de água, ou utilize água para venerar nossas divinidades lembre-se deste texto, e pouco a pouco vai ir se aprofundando nos mistérios de uma cultura maravilhosa..
Que os Irúnmolè nos abençoem!!
Àṣẹ èdùmàrè...
.jpg)

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial