REVISTA CARAS EM 2011

Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis

domingo, 7 de abril de 2013

Simbologia das Velas

Por que usar Velas Coloridas?
Porque nossa aura é colorida e quando visualizamos uma determinada cor, nosso cérebro atua para que à reflita. É através desse processo alquímico que o Universo irá captar e entender nossos pedidos. Este é o nosso primeiro elo de ligação.
COMO ACENDER AS VELAS
O primeiro procedimento, é estar limpo fisicamente e psiquicamente (evite pensamentos negativos). Antes de acender a vela, deverá ungi-la (pegue azeite e passe um pouco no dedo polegar e no médio da mão direita), segure a vela (com a mão esquerda) de modo inclinado, em frente ao seu coração e com os dois dedos untados de azeite, faça a unção, "do pavio para o fundo da vela", três vezes dizendo as seguintes palavras:
BENDITO É O MEU DESEJO, PORQUE ELE É REALIZADO
Depois disso, peque a vela, acenda-a com um fósforo e nunca com isqueiro e também não queime seu fundo, os resíduos da vela deverá ser juntado e colocado aos pés de uma árvore ou num jardim, nunca no lixo ou na privada, senão seu pedido não será realizado. (só trabalhar com os elementais)
As velas e as cores
BRANCA
É a cor utilizada para pedir tranquilidade, paz de espírito e harmonia em sua casa, afasta também as influencia negativas que estão provocando brigas e desentendimentos até por motivos fúteis, simboliza a paz, o afastamento do seu Anjo Contrário
A mais pura das velas, a vela branca é inspiração para o despertar da espiritualidade e a ascensão da consciência. Ligada aos chakras superiores, serve ao despertar da pureza essencial do homem. A vela branca também representa a mãe, sendo excelente para despertar e fortalecer a imaginação, a criatividade e a fertilidade. Protege as crianças desde o útero materno até os oito anos. Reforça os laços familiares, representando a harmonia e pureza no lar. Ela purifica todo o organismo, mas ajuda principalmente na cura de doenças estomacais, das glândulas mamárias, do sistema linfático, do sistema nervoso central e do parassimpático. Protege as menstruações, a gravidez e os partos.
AMARELA
É o próprio símbolo da vida, da alegria e do poder da mente. Pode ser utilizada também para clarear todas as ideias que poderá ter, ou quando quiser alguma mudança de vida, simboliza a troca, a mudanças, a justiça e a sabedoria
Esta vela nos permite dar forma e movimento a nossas ideias. É a vela da comunicação. Representa a ordem, o raciocínio e a lógica. Protege especialmente os pulmões e os brônquios, a respiração, o sistema cerebral e suas ramificações nervosas, a língua, os ouvidos, os intestinos, os braços e as mãos. Ela ajuda a vencer a timidez e favorece as relações sociais. Intensifica a memória, a agilidade mental, a eloquência e a capacidade de entender entrelinhas. Também ajuda na cura de doenças psicossomáticas.
LARANJA
Esta vela representa o Sol e deve ser utilizada para agradecimento a Deus. Ela incentiva a criatividade, as atividades artísticas e desportivas. E uma revitalizadora de todo o organismo, mas ajuda principalmente a proteger e restabelecer o coração, a coluna vertebral, o baço, o duodeno, a vista e a fertilidade. É excelente auxiliar para quem quer receber luz, espiritualizar-se e aumentar seu poder mental.
AZUL
É indicada para quem está precisando de um favor especial nos negócios ou no trabalho. Está relacionada ao planeta Júpiter, que representa o trabalho e a prosperidade, simboliza a limpeza espiritual, a força, o poder e a fé.
Quando azul claro, desperta interiorização, tranquilidade, paz e harmonização. Abre as portas do mundo oculto, tornando fácil a comunicação astral. Ótima na luta contra o medo. Quando o azul é mais profundo, representa o prazer de viver e tudo aquilo que nos desperta gosto pela vida. Ela estimula a sensualidade, a auto-estima e induz à conquista amorosa. Ela protege a garganta, a laringe, a faringe, a tireoide, a língua, as cordas vocais e a fala, o paladar, a Trompa de Eustáquio, o cerebelo, as vértebras cervicais e a nuca.
VIOLETA
Tem grande ligação com a espiritualidade, use-a quando precisar de uma mudança em suas relações, poderá ajuda-la a transformar sentimentos ruins em bons; como exemplo, o ciúme em confiança, o ódio em amor, simboliza a transformação, o fim de um ciclo e o início de um novo tempo
Violeta é a cor da espiritualidade e a cor de Saint Germain, mestre ascensionado da Chama Violeta que auxilia na queima do karma. Ligada ao chakra do fogo, ajuda na purificação de nosso ser. Ela aumenta a nossa capacidade de sacrifício e a perseverança. Protege os missionários e os imigrantes. Atua sobre o pâncreas e o metabolismo endócrino, na circulação arterial e depuração do sangue. Evita processos infecciosos. Protege os pés, a pele, os músculos e as cadeiras. Auxilia para que as pessoas se livrem de diversos tipos de vícios: cigarro, álcool, drogas, fármacos e as depressões suicidas induzidas por este tipo de dependência.
ROSA
Esta cor está ligada ao planeta Vênus, que simboliza o amor e a beleza. É a vela ideal para fazer pedidos nas questões amorosas, para fortalecer os relacionamentos afetivos e aprofundar os laços entre os familiares, simboliza o amor, em toda a sua plenitude
Por estar muito ligada às forças do coração, esta vela atrai seres e forças ligados a este plano sutil. A vela rosa simboliza o amor incondicional e as relações regidas por afeto intenso. Provoca a atração e desperta a sensibilidade e os sentimentos nobres e puros. Protege o tato, a sensibilidade, o metabolismo, as funções renais, os órgãos sexuais femininos, a região lombar, a derme e o cabelo. Ela concede a harmonia necessária que deve haver entre as funções orgânicas. Evita o contágio e a propagação das doenças venéreas,assim como a depressão.
VERMELHA
Que vai lhe dar coragem, vigor, vivacidade, força, dinamismo e segurança em qualquer coisa que esteja fazendo, simboliza a perseverança, a coragem e a segurança
Interessante lembrar que esta é uma das velas mais utilizadas em magias ciganas e é a mais ligada à beleza física e à sensualidade. A vela vermelha nos concede autoridade, vitalidade e paixão. Ela nos protege de acidentes e de situações de violência e perigo físico. E a melhor ajuda para a proteção de entes queridos. Auxilia em qualquer intervenção cirúrgica. Traz vitalidade a todo o corpo, mas protege principalmente a cabeça, o rosto, os órgãos sexuais, as vias urinárias, os rins, as glândulas supra-renais, a circulação sanguínea e as secreções biliar e hepática. Ajuda a conectar com o chakra básico e com as forças terrestres. Vela importante quando queremos nos conectar com seres e forças do plano material.
VERDE
É o símbolo da tranquilidade, do equilíbrio, da fertilidade, da juventude, da saúde e da calma. Acenda-a, quando precisar de um pedido especial relativo a sua saúde ou de alguém próximo a você
Ligada ao chakra Svadhistana, ou seja, o chakra dos desejos, esta vela ajuda na realização de nossos sonhos e metas. E também a vela que desperta a vitalidade e recupera a energia vital, sendo aconselhável acendê-la quando nos sentimos exauridos e esgotados. Também utilizada em ritos para alcançar a fertilidade, a abundância e a fartura. A vela verde está ligada ao mundo material, posto que o verde é a cor da natureza. Ela simboliza a estabilidade, a fidelidade, a constância, a responsabilidade, a perseverança, a longevidade, o êxito na profissão, a sabedoria e a transcendência. Protege os idosos e ajuda a evitar as doenças senis. Atua sobre os ossos, os dentes, a hipófise, as ramificações neurológicas e todas as partes do organismo consideradas frágeis e delicadas
Vela Preta
É sempre bom lembrar que a cor preta é uma espécie de esponja que atrai para si praticamente qualquer coisa. Isso se aplica a roupas e, naturalmente, a velas. Por isso, a vela preta deve ser utilizada somente em rituais esotéricos e por um iniciado, pois ele saberá exatamente que tipo de forças está atraindo.

As velas e as Formas
O formato das velas tem muito a ver com os diversos planos e estados e são um fator importante no plano místico. Veja a seguir o que você pode saber apenas pelo formato de uma vela.
Quadrada:
Este símbolo representa a terra, a matéria e os elementais da terra, os gnomos. Remete à cor vermelha, à nota musical Ré, ao Sol, ao chakra Muladhara e a Xangô.
Meia Lua:
Representa a água, o estado líquido, lemanjá e os elementais da água, as ondinas e as sereias. E relacionado aos sonhos e à Lua. Sua cor de equilíbrio é vinho, a nota musical é Si e desperta o chakra Svaddhistana.
Triangular:
Ligada ao fogo, às salamandras, a Ogum e a Marte. Sua nota musical é Dó, sua cor é lilás e desperta o chakra umbilical.
Hexagonal:
Representa o estado gasoso e os elementais do ar, os silfos. Ligado a Oxóssi, sua cor é rosa e sua nota musical é Fá. Desperta o chakra cardíaco e seu planeta é Saturno.

As Velas, os Dias da Semana e os Planetas
Os dias da semana são regidos por determinadas forças e entidades que dão poder às velas confeccionadas ou utilizadas sob sua regência.
Domingo:Dia do Sol, propício para nos dar vitalidade e energia, vigor e alegria em viver. O domingo é o dia ideal para rituais de prosperidade e fama, quando desejamos reconhecimento pelos nossos esforços no trabalho ou nas artes.
Segunda-feira:Dia regido pelos mistérios da Lua, essencialmente feminino. Este dia propicia a conexão com o oculto, com os mistérios e com o lado mais sutil das coisas. Bom para rituais e exercícios de vidência e espiritualidade, para vermos o que está oculto.
Terça-feiraDia de Marte, é ideal para magias que nos dão força e vontade para vencer os obstáculos. Ligado à cor vermelha. Os regentes deste dia podem ajudar em batalhas e lutas que precisamos travar.
Quarta-feiraMercúrio rege este dia, dando mente ativa e serena para planejamentos e projetos. A criação de um plano de apoio para alcançar nossas metas é muito importante e por isso este dia é ótimo para concentração de todos aqueles que se sentem perdidos ou confusos quanto a sua vocação ou simplesmente não conseguem resolver um problema mais complexo.
Quinta-feiraDia de Netuno, ideal para expansão e para início de empreendimentos.
Sexta-feira:Dia regido por Vênus, é muito bom para rituais de amor, amizade e beleza. Quando falamos de rituais de amor, é bom lembrarmos que muitas vezes um ritual de amor é necessário para que despertemos o amor por nos mesmos. Muitas pessoas precisam aprender a se amar antes de serem amadas por outras pessoas e as velas são um ótimo canal para essa descoberta.
SábadoDia regido por Saturno, planeta de ciclo lento (pessoas sob sua regência tendem a demorar em suas diversas fases). É também dia de queima de karma e propício para conseguirmos paciência para
concretização de projetos demorados.

Os cuidados com as velas
Tenha sempre absoluta consciência das forças que deseja despertar. Se despertar o amor, amizade, a sabedoria e a boa sorte, não há motivos para se preocupar. Isso nos leva aos pequenos e simples cuidados que todos os ocultistas devem ter ao lidar com velas.
1. Antes de tudo, tenha certeza do que quer. Formule seu desejo para as forças ocultas e para você mesmo de maneira consciente e nunca de maneira leviana ou confusa.
2. Evite acender uma vela que já tenha sido usada. Velas que já foram acesas não devem ser reaproveitadas. (isso vale para velas de aniversário também). No caso de velas usadas para iluminação da casa, não a mude de aposento, pois ela já possui a vibração do lugar onde foi
acesa.
3. Caso tenham ocorrido situações tensas no aposento em que uma vela estava acesa, como brigas, inveja, raiva, repressão e ciúmes, livre-se imediatamente da vela, pois ela se carregou das energias
negativas.
4. Se você não for um iniciado nas ciências ocultas, evite sair e deixar uma vela acesa, mesmo que seja num altar. Além do risco evidente de incêndio, você corre o risco de a vela atrair sem querer seres em busca de auxílio que podem trazer vibrações estranhas para sua casa.
5. Se você não é iniciado, não é aconselhável acender velas dentro de sua casa para pessoas que não estão mais nesse plano (desencarnados).
6. Evite que toquem em suas velas. Elas devem estar impregnadas das suas vibrações. Os monges do Tibet costumam magnetizar as velas antes de acendê-las com a imposição de mãos e mantras para que ela fique integrada a sua intenção. Você pode fazer o mesmo, utilizando óleo e orações ou cânticos.
7. Procure, sempre que possível, adquirir mais conhecimentos sobre as cores, formas e essências das velas, fazendo com que estes elementos trabalhem ao seu favor de acordo com suas intenções.
Existem muitas maneiras de usar as velas. A forma mais simples de consiste em preparar a vela para um objetivo específico. Pegue um pouco de azeite de oliva ou óleo de amêndoas e esfregue vigorosamente nas palmas das mãos. Unte a vela, passando as mãos sete vezes no sentido do pavio para a base. Esse procedimento serve para purificar a vela. Depois, repita o procedimento no sentido inverso, ou seja, da base para o pavio, assim você estará impregnando a vela com a sua energia. No caso de pedidos para o amor, uma boa dica é colocar duas velas juntinhas, escrevendo numa delas o seu nome, e na outra, o nome do seu par amoroso. Você também pode untar as velas com óleos aromáticos específicos para a área sentimental: rosas, ilangue-ilangue ou neróli (flor-de-laranjeira) são boas opções.

SIGNIFICADOS QUANTO AO FORMATO DA VELA
Cones ou Triangulares: equilíbrio, elevação
Quadradas: estabilidade, matéria
Estrela: espiritual, carma
Pirâmide: realizações matérias
Cilíndricas: servem para tudo
Animais: para o seu animal protetor
Lua: para acentuar sua energia intuitiva
Gnomo: para seu elemental da terra
Cone ou Triangulares: simbolizam o equilíbrio.Tem três planos: físico, emocional e espiritual.
Velas Cônicas: são voltadas para cima e significam o desejo de elevação do homem, sua comunicação com o cosmos.
Velas Quadradas: Simbolizam estabilidade na matéria. Seus lados iguais representam os quatro elementos: Terra, Água, Fogo, Ar.
Velas em Formato de Estrela de Cinco Pontas: É o símbolo do homem preso na matéria. Representa o carma.
Velas Redondas: Simbolizam mudança. E a energia mais pura do astral que só a mente superior alcança.

VELAS, PLANETAS, CORES E VIBRAÇÕES:
Os melhores resultados com a queima da vela, podem ser obtidos pelo resultado da associação dos planetas e suas cores específicas. Todas as cores são ricas em simbolismo e facilitam um contato instantâneo com qualquer que seja a vibração que você está buscando influenciar. Isto pode ser feito pelo uso da vela na cor apropriada do Senhor Planetário (planeta), cuja ajuda você deseja.
Você receberá vibrações favoráveis adicionais,
se começar seus rituais no dia governado pelo Sol.
Cada um desses planetas, exerce uma influência poderosa em suas respectivas áreas de atuação.
É claro, que para um problema amoroso você deverá pedir a ajuda de
Vênus; para melhorar a concentração ou o poder de memória, deverá buscar
a ajuda de Mercúrio e assim por diante.
Qualquer pessoa pode criar as suas próprias fórmulas mágicas para obter
aquilo que deseja, contanto que busque sempre as linhas básicas de
ajuda.

AS CORES DAS VELAS, OS DIAS E INFLUÊNCIA DOS SETEPLANETAS SÃO:
SOL: Domingo
Cor: Dourada, laranja, amarela.
Influência: Saúde, confiança, persuasão.
LUA: Segunda-feira
Cor: Branca.
Influência: Feminino, emoções e assuntos do lar.
MERCÚRIO: Quarta feira
Cor: Amarela.
Influência: Inteligência, habilidade mental, atração.
MARTE: Terça feira
Cor: Vermelha.
Influência:Masculino, Energia, sexo, coragem.
JÚPITER: Quinta feira
Cor: Azul.
Influência: Proteção, assuntos advocatícios, negócios.
VÊNUS: Sexta feira
Cor: verde
Influência: Amor, paz, harmonia, beleza, dinheiro.
SATURNO: Sábado
Cor: Violeta, azul profundo ou preta
Influência: Solução de problemas, confusão, auto-disciplina.
A LUA
A Lua Senhora da Noite e o mais influente dos corpos celestes, por ser o astro que está mais próximo de nós. Com enorme influência, é o componente mais importante nas datas de execução dos rituais ocultos de qualquer tipo.
Uma grande parte dos rituais dados nesta página, devem ser começados durante a época da lua crescente - Período compreendido entre a Lua nova e a Lua cheia. Porque ela exerce uma influência particularmente favorável nessa época.
Um período que deve ser sempre evitado, é o período da escuridão da Lua, que ocorre geralmente, nos 3 dias que antecedem a Lua nova. Esse período é considerado muito negativo.
Todas as vezes que se for acender uma vela, deve-se prestar atenção nas fases da Lua. As primeiras 72 horas de uma Lua, possuem mais força e poder para a realização de qualquer pedido.
LUA NOVA - Quando o ritual é para atrair algo ou alguém.
LUA CHEIA - Quando se desejar obter êxito em qualquer circunstância.
LUA CRESCENTE - Quando se pretende iniciar alguma coisa, em que se deseja um desenvolvimento rápido.
LUA MINGUANTE - Quando se sente necessidade de eliminar, afastar algo que nos perturba e/ou nos incomoda.
Nove regras para bem usar as velas:
I - Procure saber a cor da vela conforme o fim a que se destina e o aroma, no caso de querer vela perfumada;
II - O mau uso da vela pode prejudicar você; cuidado!
III - Uma vela pode ser usada para representar outra pessoa se tiver a cor zodiacal dela;
IV - O movimento de um desejo ou de uma influência, se afastando ou se aproximando de alguém, pode ser perfeitamente simbolizado pelo movimento das velas. Desta forma, se reafirma o que disse Shakespeare: "O Mundo todo é um palco e todos os homens e mulheres meros atores". O Altar ou a mesa, sobre os quais colocamos as velas, tornam -se uma espécie de tabuleiro de xadrez que representa as condições de nossas vidas;
V - As velas usadas para um ritual, trabalho mágico, não podem ser usadas de novo. Novos trabalhos, novas velas. Quando der por terminado um ritual, deixe a, ou as velas queimarem até o fim;
VI - Pague o preço exato pelas velas que vai usar, nem mais, nem menos, o Preço exato;
VII - Unte uma vela somente antes de usá-la, cuidado, pois este ato simples a magnetiza e aplica as vibrações de sua mente a ela. Você e sua vela tornam-se "um";
VIII - Nunca use a magia das velas para prejudicar, pois a Lei do Retorno sempre se faz cumprir, mais dia menos dia;
IX - Tenha sempre consciência das "marés cósmicas" controladas pelo Sol e pela Lua, pois tentar contrariá-las é difícil e complicado. Nunca trabalhe 3 dias antes da Lua-Nova. A Lua-Cheia é a Senhora de todas as Magias, Alquimias, bruxarias... A Lua-Crescente atrai, cresce... A Lua-Minguante expulsa, extermina, mingua!
Estas nove regras são fundamentais para o sucesso da Magia das velas.
 
* MAGIA DAS VELAS A Vela é uma das formas de concentrar a consciência e a energia da alma num só ponto de aplicação. O caminho do espírito para disciplinar e libertar a vontade tem seus primeiros passos nos rituais das velas. A vela funciona como emissora, transmissora, repetidora das vibrações mentais nela concentradas ao ser acesa, ou ao se acender. Enquanto estiver queimando, repetirá as intenções pelas quais foi acesa.
A Magia, entre muitas significações, é a disciplina da vontade, é a libertação do espírito através desta mesma vontade. Velas: abrem os caminhos, desenvolvem as percepções extra-sensoriais, exorcizam as doenças, ajudam a conquistar ou a reconquistar um amor, a paz e a felicidade... Para acender uma vela, é preciso haver concentração e a mentalização do seu pedido, do seu desejo, porque o pensamento é forma.
Os "entendidos" costumam olear a vela, o que se faz primeiro de cima para baixo e, depois, procede-se inversamente. Nas novenas da Igreja católica, também chamadas novenas místicas, são acesas muitas velas, mas seu uso quase nunca é correto, a não ser quando é para pedir paz, pois o branco já está enraizado no inconsciente coletivo como símbolo da paz, e assim, a vela da paz sempre é branca, qualquer que seja a Religião. As tais novenas são sempre para pedir coisas materiais. A vela só deve ser oleada quando for para usar imediatamente, pois esta oleação torna a vela "uma com você", assim como "Jesus é Um com o Pai". A vela oleada tem mais energia porque há o toque da sua mão ou das suas mãos, e, desta forma, fundem-se as suas energias e as da vela. Tanto as novenas quanto seus pedidos devem ser feitos no mesmo horário, porque o Astral Superior tem, como algumas das principais características para nossa evolução, a pontualidade, a disciplina... Assim, é importante ter uma hora certa para cada coisa, para cada ritual etc..
As velas podem ser perfumadas ou não, mas o aroma também deve ser escolhido de acordo com o fim desejado. Nunca se esqueça de colocar 2 copos com água ao lado de uma vela quando esta for para Anjos, Orixás, Santos... O da direita lhe dará energias positivas e o da esquerda levará suas energias negativas. Acabando a vela, jogue o copo da esquerda em água corrente e peça que a água leve para bem longe as energias negativas e que as transforme ou as desintegre. Há quem prefira apagar a vela com a mão, mas isto é só uma questão de ponto de vista, pois apagar a vela soprando, o espírito é o sopro que pode curar, purificar, ou pedir estas benesses, isto é, a purificação e a cura.
Algumas indicações sobre as velas:
- Para atrair dinheiro: vela verde e púrpura; Júpiter é o Planeta do dinheiro e Oxumarê é o Orixá das riquezas.
- Para ganhar amigos, simpatias: vela laranja. Amor, vela rosa.
As velas podem até alterar o clima. Elas se aplicam a todo tipo de magia.
Seja feliz com suas velas!

Há quem tenha outra opinião sobre as cores do Zodíaco, mas de modo geral não há muitas divergências. Sabendo estas cores, poderá melhor utilizar a Magia das Velas.
Utilizamos as velas apenas para simbolizar nossa magia através de suas chamas. O fogo é o símbolo do plano mental e da atividade. O ato de acender a vela para o Anjo da guarda é a forma de ativar seu pedido e levá-lo para o plano etéreo. Nos textos bíblicos, Deus se manifestou a Moisés em forma de fogo.
Daí a razão de usarmos as velas na magia. Esta prática tem como objetivo ativar, manter vivo, simbolizar o elo de ligação de nossos pensamentos e desejos com o mundo angelical através da manifestação do nosso Eu Superior. Na chama de uma vela, todas as forças da natureza são ativadas. A vela acesa simboliza a individualização da vida ascendente e da luz da alma.
VELA QUE NÃO ACENDE PRONTAMENTE
O Universo pode estar tendo dificuldades para ancorar. O astral ao seu redor pode estar poluído.
VELA QUEIMANDO COM LUZ AZULADA
Indica a presença dos elementais e Fadas. É um bom sinal.
CHAMA VACILANTE
O Universo demonstra que, devido às circunstâncias, seu pedido terá algumas mudanças.
CHAMA QUE LEVANTA E ABAIXA
Você está pensando em várias coisas ao mesmo tempo. Sua mente pode estar um pouco tumultuada.
CHAMA QUE SOLTA FAGULHAS NO AR
O Universo colocará alguém no seu caminho para comunicar o que você deseja. Poderá ter algum tipo de desapontamento antes do pedido ser realizado.
CHAMA QUE PARECE UMA ESPIRAL
Seus pedidos serão alcançados, o Universo já está recebendo sua mensagem.
PAVIO QUE SE DIVIDE EM DOIS
O pedido foi feito de forma dúbia.
PONTA DO PAVIO BRILHANTE
Você terá muita sorte e sucesso em seu pedido.
VELA QUE CHORA MUITO
O Universo sente dificuldades em realizar seu pedido.
SOBRA UM POUCO DE PAVIO E A CERA FICA EM VOLTA
Está precisando de mais orações.
A VELA SE APAGA
O Universo ajudará na parte mais difícil do pedido, o resto cabe a você resolver.
Como é sempre dito, preste muito atenção nas mensagens que o Universo nos envia a todo momento, elas são importantes, muito importantes.
 

Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis