quarta-feira, 6 de maio de 2015

SER YAO



A ením ( a saga da esteira ) por que os iniciados e pessoas que seguem o Candomblé devem valorizar a Esteira.
Primeiramente muitos se perguntam por que devem dormir na esteira na casa de Candomblé ou quando de suas obrigações muitos ainda anos depois tem esta Dúvida ao deitar na esteira você estará reverenciando sua origem sua ancestralidade aliás para quem é iniciado jamais durma no chão puro você atrairá Ikú para a sua vida então evite , e por estes motivos que você iniciado dorme na Esteira ( ením )
- Em respeito a sua ancestralidade
- Respeito a terra de onde viemos e para aonde voltaremos
- Respeito a Onilé divindade da terra cultuada no candomblé
E por que também deve-se lembrar de esquecer sua vaidade ou qualquer capricho Pois você esta em preceito a seu orixá e tem que preservar a humildade e a Simplicidade .
Chamadas de " Decisa" em outras nações e Ením para nós que somos de Candomblé . lembrando que casa Iyaô e até mesmo seus mais velhos devem ter
Suas esteiras , individuais com seu nome marcado nela não permitindo a mesma Ficar jogada , largada em qualquer lugar e nem tão pouco ser pisada com sapato Ou tênis e nem muito menos por outros irmãos .
A esteira também serve de mesa aonde o iniciado fará suas refeições enquanto Estiver em obrigação e nada mais no candomblé dentro de uma casa se faz sem Que a esteira esteja embaixo guardando e protegendo seja um igbá ou seja um Iniciado .
E enquanto de seu preceito o yaô e qualquer iniciado do candomblé deve -se
Sempre cuidar e guardar bem a esteira com muito cuidado e respeito
Respeitar sua esteira e respeitar a seu orixá e a sua ancestralidade
lembre-se você fazendo por você mesmo que outros não façam você estará Fazendo pelos outros .

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial