PÈRÈGÚN- Nativo Orossi, Pau D’Água, Dracena ou Dracaena fragrans.
Uma das folhas mais antigas é o “Pèrègún”, que é utilizada na grande maioria dos rituais aos Òrìsás. Diz o mito: Pèrègún presenciou o crescimento da humanidade. Sempre há de nos trazer a sorte. Pèrègún segura nossa sorte, segura a sua presa no dia de caça e assim, alimenta os seus filhos. Pèrègún nos protege de nossos opositores e faz com que nos harmonizemos com os nossos semelhantes.
Pèrègún fez pacto com “Aje” para a sua vinda à Àiyé ( Terra ou o mundo físico, paralelo ao orun ) Ifá dissera, quando Pèrègún o procurava pela sorte, se você quiser ter sorte, deverá ajudar a humanidade, fazendo um pacto com “Aje”, para poder sempre ter e poder emanar sorte, para quem lhe procurar por sua ajuda. Foi então, que Pèrègún tinha feito pacto com “Aje” antes de vir ao mundo, mas não tinha quem o pudesse levar para Àiyé. Novamente foi a Ifá, e este dissera: Pèrègún se você quiser realizar o seu trabalho em Àiyé procure por “Ògún”, pois ele sempre está indo para Àiyé. Pèrègún procurou por “Ògún”, mas ele só levaria Pèrègún, se ele dividisse a sua sorte com ele. Foi então que Pèrègún tinha aceitado, e por essa razão “Ògún” lhe dissera: “Vou dizer a toda humanidade, que Pèrègún emana a sorte, e quem com ele ficar será agraciado com a mesma”. Desde e Pèrègún então foi conhecido, e muito procurado por todos em Àiyé.
Orin – Èwé
“Pèrègún a lá we titun
Pèrègún a lá we titun o
Gbogbo Pèrègún a lá we lessé
Èwé Perègún a lá we titum”.
“PÈRÈGÚN NÍ Í PE IRÚNMOLÈ L’ÁT’ÒDE ÒRUN W’ÁYÉ”
“É Pèrègún que chama os espíritos do além para a terra”
“PÈRÈGÚN WÁ LO RÈÉ PE AJÉ TÈMI WÁ L’ÁT’ÒDE ÒRUN”
“Pèrègún, agora vá e chame minhas riquezas do além”
Pèrègún, cujo nome é a contração do verbo “PÈ”, que significa chamar, com a palavra “EGÚN”, que significa espírito, ancestral, etc. Percebe-se então que esta folha tem a finalidade de “chamar (invocar) espíritos”, e que a própria pronúncia de seu nome já funciona como um ofò!. A sabedoria daqueles nossos ancestrais yorubanos que a elaboraram fez esse trocadilho: se Pèrègún pode chamar espíritos, pode chamar a riqueza!
O Pèrègún é a folha que encaminha e protege o Iyawo , a folha nasce com o Orixá, participa da queima de efun e o acompanha até o dia do nome.
A n’sé irúnmolè a ewé àjè bi imolè (Das folhas do peregun nasceu uma mulher encantada que dá a essa folha, todo o poder da natureza)
A ewé kí a jé (Nós saudamos suas folhas)
A wá ku rò yá wá lorí òkun (Ela leva os espíritos da escuridão para outro lugar além do mar)
Pèrègún lá to ni o (O Peregun tem um grande poder)
O Pèrègún é a folha principal do Àgbô de Ogun muito usada em ebós de descarrego, banhos, sacudimentos e limpeza nas Casas de candomblé.
Além de Ògún, o Pèrègún tem forte ligação com Òsún devido a sua ligação com ás águas, inclusive em Osogbô o Pérégún é plantado em torno do ojubó de Òsún. É uma folha gún ( de excitação) masculina ligada a terra. Serve para chamar a sorte “áwúre rí Ire” ou agradar as Iyamis “Iyónú Iyamí”.
Existe também o Pèrègún listrado, folha usada no àgbô de Oyá e Oxumare.
Peregun Listrado- Dracena, DRacaena Braunni, Páu D’água.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial