REVISTA CARAS EM 2011

Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Mãe Stella de Oxossi inaugura creche e lança aplicativo yorùbá



Para Mãe Stella de Oxossi, nem de longe seus 90 anos lhe causam acomodação. Yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, uma das mais importantes casas de Candomblé do país, autora de oito livros, idealizadora de vários projetos socioculturais como o "Ânimoteca", uma biblioteca instalada em um ônibus, que ela junto com um grupo de amigos leva cultura a periferia de Salvador. Ela é também membro da Academia de Letras da Bahia, onde ocupa a cadeira 33, que tem como patrono o poeta Castro Alves. E não para por aí, a Doutora Honoris Causa pela UFBA inaugurou recentemente uma creche no Terreiro com um amplo espaço para que as crianças possam "brincar como antigamente". E mais, vai lançar em 2016 um aplicativo sobre a cultura afrobrasileira.

Mãe Stella nos revelou com exclusividade que a ideia do aplicativo nasceu em conversa com o doutor em comunicação e professor da Universidade da Bahia, Nelson Pretto. Com ampla experiência em softwares e mídias digitais, o professor Nelson incentivou e dará todo o apoio a Mãe Stella nesta nova missão.

Além das orientações de Mãe Stella, o aplicativo versará sobre o cotidiano do povo yorùbá e sobre a língua yorùbá, que ficará ao encargo do Ogan José Beniste.

Beniste comentou com entusiasmo sobre o convite para participar do aplicativo e sobre as realizações de Mãe Stella. "Mãe Stella é uma Yalorixá inovadora que está sempre buscando modernas maneiras de divulgar e fortalecer a cultura afro, em particular o Candomblé. Com a idade e experiência que tem, ela não tem receio de iniciar projetos de forma arrojada. Sinto-me honrado em poder colaborar com este trabalho, que certamente trará muito proveito para a sociedade".

"Nã akoni tenumó nípa iye owó nkan tani dará ìpèléjó!" (O herói se distingue pelo valor de suas boas ações!)

"Nnkon dará ìpèléjó àwa mú lo ìségun!" (As boas ações nos levam a vitória!)

Axé!

Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis