sábado, 28 de março de 2020

A África e seus Orixás



A imagem pode conter: 1 pessoa

Oyá Egunitá, Aplicadora da Justiça Divina
Egunitá é a Oya mais sombria que existe. Egunitá é uma das nove Oyas de culto Igbalé e sem dúvida a mais famosa, por ser habitante da floresta. Sua kizila (Ewo) é a fumaça. Egunitá é a deusa do espírito dos mortos e por isso não possuía filhos, mas desejava ser mãe, então dentro da floresta da morte ela conseguiu parir nove vezes.
Egunitá ou Oro Iná, a Orixá que pertence ao Trono Feminino da Justiça e da Lei, carrega consigo como símbolos de seu poder o raio, a estrela de 6 pontas e a espada. Sua missão é purificar os seres de toda energia negativa que os deixam desesperados e perdidos.
Ela foi descoberta na Umbanda como uma Orixá da purificação, que retira os vícios e purifica o homem de todo excesso emocional. No Candomblé, Egunitá é conhecida como uma qualidade de Iansã. Portanto, é dentre os Orixás da Umbanda que seu mistério há pouco tempo foi revelado através de sua irradiação cósmica.
Na linha da Justiça, Egunitá esquenta os ventos de Ogum, irradia o Ar de Iansã e potencializa o Fogo de Xangô, para assim os quatro poderem reger de forma Divina as leis do mundo e trazer a resposta dos Orixás para todos.
Totalmente racional, assim como Xangô, ela não será comovida por sentimentos e somente ajudará quem julgar merecedor, sua atuação em nossas vidas não depende de nossas própria vontade, já que quando nos encontramos desequilibrados ou viciados em algo, não somos capazes de decidir nada por conta própria. Quando ela julgar necessário e de merecimento, Egunitá agirá rapidamente com seu poder de chama dissipada para limpar nossa alma e queimar toda energia negativa. Ela é também responsável pela regência da Linha dos Ciganos.
A diferença de seu fogo para o de Xangô é que o dela é de fator negativo, ou seja, suas chamas consomem, enquanto o Orixá Xangô possui o fogo abrasador, que inflama.
As histórias dos Orixás são repletas de segredos, sobretudo para Egunitá. Isto porque seu mistério foi recentemente aberto para as pessoas, sendo uma entidade cultuada somente dentre os Orixás de Umbanda. Por isso, ela ainda não possui informações concretas sobre suas manifestações.
Oferenda para Egunitá
Importante: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.
Os pontos da natureza preferidos para receberem as oferendas desta Orixá, são as pedreiras e os caminhos. Suas oferendas preferidas não possuem nenhuma grande dificuldade de preparo, são elas: tangerina, limão e laranja, acompanhadas com velas das cores douradas, azuis, amarelas, brancas e vermelhas, palmas vermelhas e licor de menta.
Dia de Egunitá
O dia da semana de Egunitá é a quinta-feira e a data comemorativa é 24 de maio.
Cores de Egunitá
Suas cores características são: vermelho, dourado, branco, laranja e cobre.
Características das Filhas e Filhos de Egunitá
Os nossos Orixás de cabeça, são nossos principais regentes e por isso acabamos possuindo suas características principais em nossa formação como pessoa. Por isso, os filhos de Egunitá são pessoas impulsivas, que são movidas pela vontade de corrigir e reparar o que julgam errado, possuem um gênio forte, não são facilmente persuadidos e adoram se comunicar.
Pelo lado negativo, quando seus sentimentos estão à flor da pele, eles são capazes de serem vingativos, calculistas, muito teimosos e especialmente insensíveis. Esses filhos e filhas não suportam a monotonia, mas também não podem viver sem o conceito de lar em suas vidas, eles querem sair, mas precisam saber que há um lugar aconchegante para onde voltarem.
Essas pessoas não conseguirão conviver com alguém preguiçoso e que não possua uma conversa inteligente.
Sincretismo de Egunitá
Seu sincretismo é com a Santa Sara de Kali. Esta Santa negra e cigana acompanhou as Três Marias e toda a vida de Jesus Cristo, auxiliando até mesmo em seu nascimento.
Egunitá, na batalha de Ajimudá, usou uma máscara de madeira para lutar junto a seu exército de Eguns e hoje substituímos esta máscara pela pintura de Efun em seu rosto, geralmente em forma de caveira.
O Ibá de Egunitá é de Barro e seus utensílios de barro, palha e madeira. A Boneca na sua roupa é chamada Abayomí (nascido para me dar orgulho) e simboliza os filhos de Oyá.
Saudação a Egunitá
Kali-Yê, minha mãe! Significado: Salve a Senhora Negra, minha Mãe!
A Orixá Egunitá é a responsável pela nossa clareza emocional, nossa salvação até mesmo nos momentos em que nos julgávamos desacreditados de superar problemas que nossas emoções nos causaram, por isso, é necessário que sejamos justos para que ela sempre olhe por nós nos momentos que mais estivermos fracos e vulneráveis.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial