quarta-feira, 18 de março de 2020

Sabidória de preto velho.

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre



Certo dia Pai Joaquim ainda encarnado voltou para senzala depois de um longo dia de trabalho. Era o mais velho vivo naquela unidade e durante a noite foi procurado por um negro forte e robusto que fazia os trabalhos pesados da fazenda. Ele reclamava de dores constantes na lombar, nos joelhos e nas articulações.

Pai Joaquim já era iniciado no Candomblé trouxe naquela noite a energia do seu Obaluaê para benzer aquele filho. Como na senzala eles não tinha todos os recursos para executar seus ritos e magias, recebeu intuição por seus antepassados para que fizesse sopa de espinha de peixe para aquele rapaz durante 45 dias. Como a fazenda abrigava um lago, era comum os brancos daquela região se alimentarem de peixe e jogarem os restos para alimentar os escravos.

Pai Joaquim fez a sopa, consagrou, pediu amparo ao plano espiritual e assim foi feito até que o rapaz estivesse inteiramente curado de sua queixa. Pai Joaquim usou o que lhe tinha disponível. E assim faz até hoje cada Preto Velho.

Anos se passaram e hoje a alta medicina descobriu que os peixes são ricos em Omega 3 e vitaminas para os ossos. Ciências como a Fitoterapia, a Nutrição, a Endocrinologia e outras reconhecem que alimentos e ervas são ricos em vitaminas que ajudam a combater doenças.

Quando Preto Velho ou qualquer linha de trabalho lhe recomenda um banho, um chá ou a ingestão de alimentos, eles estão recorrendo a medicina da época que escassa como a senzala dos escravos tinham que se virar com o que podiam.

É claro que a consagração, a emanação, a reza, a fé (tanto de um quanto de outro) ajudaram a potencializar o efeito. Sabemos que a Umbanda não substitui os cuidados médicos, mas ela pode ser uma grande aliada no combate de doenças uma vez que estes sábios guias e mentores trazem a tona seus conhecimentos que de certo modo estão enraizados em nosso DNA espiritual por diversas gerações.

Ao entrar em um terreiro, faça seus pedidos com fé, confie nos guias da sua casa, faça por merecer e o mais importante: siga as orientações e procedimentos que lhe são oferecidos para que esta energia maravilhosa do astral possa atuar em sua vida e em seu desenvolvimento.

Certamente se você perguntar ao Pai Joaquim se ele sabia o que estava fazendo, ele vai dizer sim, mas certamente não explicaria com tantas palavras difíceis, pois a principal mironga de um Preto Velho é a humildade.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial