Orixá Bará Exú Aprende A Trabalhar Com Ogum
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEho0ksLwIv-AP0xwM7SDDpmiNIKVFcyAw-qttDmoDZ12zBlAaauFi_L_xRSAhIlLwuFI3z4oPuzQOF7h77t_VrhM-aCzwN97vYTbEIOGaDX9hUC7g_W6CWtrzzLtI9Evc_ObSD5LrDTDwc/s400/Orix%25C3%25A1+Ex%25C3%25BA+Elegu%25C3%25A1+aprende+a+trabalhar+com+Ogum+-+Candombl%25C3%25A9+-+lenda.jpg)
Conta o patakin que o Orixá Bará Exú aprende a trabalhar com o Orixá Ogum, poisEleguá era um menino muito esperto, mas muito travesso.
Todo mundo tinha receio de suas artimanhas. Ele enganava todo mundo, queria sempre tirar sua vantagem.
Sua mãe sempre o repreendia e o amarrava no portão da casa para ele não ir para a rua fazer traquinagem.
Bará ficava ali na porta esperando alguém se aproximar e então pedia seus favores, fazia suas artes e ali se divertia.
Só deixava passar quem lhe desse alguma coisa.
Sua mãe então chamou Ogum e disse a ele para ficar junto com Bará e dele tomar conta. Ogum era responsável e trabalhador.
Ogum Avanagã sempre ficou morando com Elegbara (Exú). Juntos eles moram na porta da casa e se dão bem. Bará continuou um menino danado, mas com Ogum aprendeu a trabalhar.
Agora ele ainda se diverte com todos, mas para todos faz o seu trabalho.
Todos procuram Bará para alguma coisa, em todas as finalidades dentro do culto, como iniciar um ritual (sendo ele o primeiro em tudo), buscar e trazer as bênçãos que são pedidas, levar a obrigação até os céus, dar satisfação sobre o que foi feito (se está completo ou não), então logo Eleguá (Exú) é muito importante e poderoso.
Todo mundo precisa dos favores de Bará, o seu culto é OBRIGATÓRIO, devendo você em todos os dias de sua vida se referir a este Orixá, rogando (rezando), dando lhe algo para que ele possa afastar todo mal e todas as negatividades (Osogbo) e abrindo as portas para que o Irê (sorte, positivo) possa entrar em sua vida.
Bara Exú Aprende A Trabalhar Com Ogum
Èsù máse mí, omo elòmíràn ni o se.
Exú, não me manipule, manipule outra pessoa.
o....
Exú não faça mal aos meus filhos, faça mal a outro.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial