quarta-feira, 10 de julho de 2013

kaxixi






O foco deste artigo é o exemplar da percussão afro-brasileira conhecido como Caxixi e suas conexões
com conceitos e reflexões de perspectiva etnomusicológica. Trata-se de um instrumento idiofônico,
chocalho de cesto, originário da cultura bantu, termo que remete a uma etnia pertencente à região
africana do Congo-Angola, no qual era utilizado em funções rituais e cerimoniais. O artigo analisa as
transformações ocorridas nos usos e funções deste instrumento, retirado de sua região de origem
durante o regime escravocrata e transplantado para o Brasil, onde adquire outros usos e funções,
ligados menos a práticas religiosas e mais a práticas populares. O artigo procura desvendar mistérios
que envolvem as origens da parceria entre berimbau e caxixi na capoeira, uma das expressões mais
significativas que envolvem o instrumento, responsável pela sua popularização. Porém, consultando
bibliografia especializada, chega-se a constatações que estes dois instrumentos pertencem a regiões de
origem distintas, e em tais regiões não eram parceiros, ou seja, esta união ocorreu pela primeira vez no
Brasil. A escassez de registros históricos sobre capoeira, manifestação que foi marginalizada e
proibida pelo Código Penal até meados do século XX, impede esclarecimento do contexto exato em
que ocorreu a união entre caxixi e berimbau no Brasil. Nos depoimentos de alguns mestres-capoeira
consultados, também não é possível esclarecer a questão, uma vez que o mestre-capoeira mais antigo
vivo, João Pequeno de Pastinha, tem 92 anos, ou seja, quando chegou à capoeira, o caxixi já estava
presente como parceiro do berimbau. Em seguida, o artigo procura mapear contextos onde o caxixi é
utilizado em manifestações da música popular brasileira, especificamente na cidade de Salvador,
demonstrando como um instrumento originariamente cerimonial está presente em contextos de música
popular. Ao reunir informações sobre aspectos da musicalidade do Caxixi, pretende-se enriquecer o
conhecimento e reflexão sobre a música brasileira em geral.
Palavras-chave: caxixi; cultura bantu; etnomusicologia; capoeira; Música Popular Brasileira.

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