REVISTA CARAS EM 2011

Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis

sexta-feira, 24 de março de 2017

Abiaxé, filho que recebe tds os axes no ventre da mãe .



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas




Quando a mãe faz a iniciação grávida, ela toma banho de ervas, come comida ritualística e recebe o osú e, ao recebê-lo, estará ligada ao orixá. Essa energia de axé também vai para a criança que por isso é chamada de Abiaxé, ou seja, a que nasceu do axé, o que nasceu da força do orixá. A mulher grávida fará obrigações específicas. Tudo o que é feito na cabeça de um iniciado e na cabeça de uma mulher grávida que está se iniciando também se faz na barriga dessa mulher. “O umbigo seria o ori e receberá o osú e a barriga também será pintada” e levará kêle (feito a medida da barriga da iniciada). Essa criança já nascerá feita no santo porque foi iniciada no ventre da mãe e, quando crescer, completará as obrigações,e em uma dessas obrigações a cabeça será raspada, Contudo, se uma mulher que se prepara para ser iniciada
estiver grávida, mas não desejar iniciar o filho e não quiser que o filho tenha ligação com o candomblé ela será aconselhada pela Mãe-de-santo a não se iniciar durante a gravidez porque a criança, de qualquer forma, terá ligação com a religião,sem outra alternativa. Mesmo que a mãe não queira os preceitos exigidos a ela para a criança, somente porque a criança estava no ventre da mãe quando a mesma se iniciou, a criança fica comprometida com o orisá e mais cedo ou mais tarde terá que se iniciar.
No candomblé tudo é cíclico, começa e recomeça. Por isso dançamos em
roda. O mais velho vai puxando a roda, mas lá na frente vai o abíyàn, aquele que
nem é feito ainda, mas sabe que, um dia, encontrará seu lugar na roda. Ainda
assim, nem ao que tem mais tempo de iniciado é dado o direito de se gabar. A
humildade é fundamental. Costumamos dizer que quando ikú (a morte) passa,
ninguém quer ser o mais velho em nada”,
Tanto para um adulto como para uma criança, o elemento mais precioso do
terreiro é o “àse”, (força, o poder, energia). Ele realimenta e coloca todo o sistema
religioso coletivo e a vida individualizada da pessoa em movimento. O “àse” é
isso: movimento. Para que o indivíduo receba o “àse”, ele precisa ser iniciado, como vimos, através de rituais para que o “àse” seja distribuído, fixado temporariamente redistribuído a outros seres. Quem inicia o novo membro é Ìyálàse (yalorisá) ou o babalorisá.Mas todos, que são do candomblé terão que ser iniciados,pois o candomblé é uma religão de pessoas iniciadas para o orisá. Sem excessão alguma.
E káale a todos...
Asé!!!

quinta-feira, 23 de março de 2017

Nosso Grupo No WhatsApp

Bom Dia Leitores, Tudo Bem Com Vocês? Espero Que Sim.

Quer Tirar Suas Duvidas, Sugestões, Quer Saber Mais Sobre Nossa Religião, Então Vem Comigo.



Link: https://chat.whatsapp.com/LdZAlu7MOH7Egi7pgRLqgi


Resultado de imagem para whatsapp

terça-feira, 21 de março de 2017

POMBA GIRA MENINA

A imagem pode conter: 1 pessoa

Está falange de entidades, corresponde ao feminino de Exu Mirim, apresentando se como um misto de Bombo-gira e Erê, por isso geralmente aparece na gira de esquerda, mas pode acabar dando alguma passagem em sessões de erês. É extremamente raro mediuns que trabalham com Dona Menina, pois é muito dificil ela escolher algum para trabalhar. Sua incorporação é bem forte (devido a grande quantidade de energia) por trazer consigo a força de 2 grandes linhas antigas e poderosas (Erê e Bombo-gira). Têm uma energia graciosa, alegra as sessões, dança bastante e suas cores além do preto e vermelho, são o rosa, amarelo e azul claro; adora beber Anisette com Guaraná e também champanhe, não dispensa cigarrilhas e cigarros com sabores de cravo ou canela.

Trabalha para todo tipo de trabalho, porém prefere assuntos ligados a negócios (dinheiro e trabalho), auxilia muitos quem possui comercio, e claro que adora atuar em assuntos familiares. Recebe esse nome de falange por conservar princípios da felicidade das crianças em viver, não por inocência, mas pela genuína alegria com a vida e seus momentos únicos. Seu assentamento, geralmente é feito com ferro e em panela de ferro. Está ligada a todas as Yabás (Orixás do sexo feminino), principalmente a Oxum e Iansã, assim como a Ibeji.

domingo, 19 de março de 2017

VUNGE OU IBEJI


Os Vunges ou os Ibejis representam a solidariedade, a gemelaridade (qualidade das coisas gêmeas, compostas de dois inseparáveis, e assim do próprio processo de conhecimento humano, composto de pares inseparáveis de oposições).

- LINHA DOS MENINOS DE ANGOLA

Resultado de imagem para image de meninos e meninas brincando de roda


Os Meninos de Angola, também conhecidos como Ibeji, são ligados ao nascimento de crianças gêmeas e Erês, representados por São Cosme e São Damião no sincretismo religioso, são Espíritos que já estiveram encarnados na terra e desencarnaram com pouca idade.

Exu-Mirim

Imagem relacionada

Exu-Mirim é uma classe de espíritos com diversas denominações que incorpora nos terreiros de Umbanda.

sexta-feira, 17 de março de 2017

Pombas-Giras - Ciganas e Exús: Sete Saias- Caveira- Padilha e outros.


Para os filhos, que ela trata com absoluto respeito, amor e carinho, Sete Saias é, Mãe! Acreditem! É a mais doce das mães carnais, que qualquer filho poderia ter, se comparado a uma. 

Quem É Exú Veludo? Tudo Sobre Exus De Umbanda



Muitos perguntam quem é Exú Veludo? Este Exú é de Umbanda pertence à Linha das Encruzilhadas, mas também trabalha em médiuns na nação do Candomblé. É assistente imediato do Exu Rei das 7 Encruzilhadas, e diretamente e subordinado àOgum Obedecendo ao mesmo.

Guardião Marabô

(Put Satanakia) - Apresenta-se falando pausadamente e com uma delicadeza extrema. Gosta de usar cobre em seus assentamentos. Possui um porte ereto e elegante. Astralmente se veste vermelho. Trabalha na linha negativa de Oxossi serventia do Caboclo Arranca-Toco.

Exu Gira Mundo Mojubá, Laroiê Grande Exu Gira Mundo.Um Exu que veio de outro mundo!

Resultado de imagem para Exu Gira Mundo

É um Exu de grande nome no meio dos espiritualistas, devido aos seus incríveis trabalhos. Antes devemos esclarecer que "Gira Mundo" é uma falange de Exus que trabalham com este nome, quando não estão nos terreiros ou fazendo algum trabalho específico,

quinta-feira, 16 de março de 2017

Zé Pelintra: Malandro ou Exú?

Há pouco tempo atrás não existia essa discussão. Porém, de alguns tempos para cá, percebeu-se que ocorria um fenômeno na Umbanda de forma tal que algumas entidades, parecidas com Zé Pilintra, formavam uma linha de trabalho à parte.

tranca ruas das almas do mar

É o Guardião dos Caminhos, companheiro dos Pretos Velhos, Caboclos, aparador entre os homens e os Orixás, lutador incansável, sempre de frente, sem medo, sem mandar recado. Senhor tranca rua das Almas um espirito muito doutrinado atuando dentro de seus mistérios, regendo seus domínios e os caminhos por onde percorre a humanidade.

MARIA MULAMBO DA ESTRADA

Sua lenda diz que Maria Molambo nasceu em berço de ouro, cercada de luxo. Seus pais não eram reis, mas faziam parte da corte no pequeno reinado.

Leia História Da Pomba Gira Tata Mulambo

• Leia História Da Pomba Gira Tata Mulambo


O rei se desesperou em saber que ele é que era uma árvore que não dá frutos.

Rainha do cruzeiro..........!!


Há quem confunda a Rainha do Cruzeiro com a Rainha das Sete encruzilhadas, mais saibam que são duas entidades de muito respeito, mas bem distintas...

Compartilhe

WhatsApp Windows Gadget Pocket Flipboard Blogger Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest Addthis